O mês de agosto trouxe o inverno e o friozinho e, com ele, alguns sintomas característicos da época como gripes, resfriados além dos mais diversos problemas respiratórios.
Segundo Bárbara Borges, herbalista e fundadora de uma marca capixaba de chás, o corpo faz um movimento parecido com o da natureza no inverno.
“Ficamos mais recolhidos, assim como as folhagens, a digestão fica mais lenta, o sistema respiratório mais ‘congestionado’, e a pele mais ressecada.”
As plantas medicinais podem ajudar muito por meio dos chás e das infusões. Em momentos de frio, manter a hidratação pode ser uma boa recomendação para minimizar esses sintomas .
“Ter ao lado chás que aquecem o metabolismo, como um chá verde, branco ou preto de qualidade vai te fazer bem em momentos de mais indisposição.”
Veja a dica de chás para o inverno
Camomila e erva doce
Precisa relaxar? Infusões relaxantes que também ajudam na digestão, como a camomila ou a erva doce, também são ótimas aliadas.
Canela
Fazer chá ou infusão uma mistura deliciosa com as especiarias, tais quais: a canela, que aquece o metabolismo, e o gengibre que é uma raiz maravilhosa para a digestão, assim como o cardamomo.
Guaco, tanchagem e hortelã
Já para o sistema respiratório congestionado, sintomas de resfriados, sinusites e rinite alérgica, plantas como o guaco, tanchagem e hortelã, são ótimas parceiras nesse momento.
De acordo com Bárbara, é Importante lembrar que caso você não tenha no seu quintal, optar por ervas naturais a granel de qualidade ou por marcas especializadas é muito importante para que você usufrua das reais propriedades das plantas.
Receitas para 1 xícara (200ml)
Relaxante
1 colher de chá de capim-santo picadinho
1 colher de chá de mulungu
1 folha de hortelã
Para aquecer o metabolismo
1 colher de chá de dente de leão
1 pitada de canela
1 pitada de gengibre
Para sintomas de resfriados
1 colher de chá de tanchagem
1 pitada de cúrcuma
1/5 meia colher de chá de gengibre em pó
Antioxidante
1 colher de chá verde
1 folha de hortelã