Saúde

Chocolate na cor rosa vira febre e tem ação antioxidante

O alimento também tem origem brasileira e propriedades nutritivas. Nutricionistas indicam o seu consumo

Foto: Divulgação
O cacau tem vitamina A, do complexo B, E, cálcio, proteína, flavonoides, teobromina, cafeína e triptofano. 

O chocolate cor-de-rosa tem despertado a curiosidade dos amantes dessa iguaria milenar. Ele é feito a partir do cacau Rubi, uma semente encontrada no Equador, no Brasil e na Costa do Marfim. Por essa semente de cacau ser única e possuir um sabor intenso e ter uma cor avermelhada característica, nenhum aroma ou corante são adicionados ao chocolate.

O chocolate Rubi apresenta características mais “frutadas, levemente azeda” em vez de “amargo, leitoso ou doce”, encontrados nos outros sabores de chocolates aos quais já estamos familiarizados.

O chocolate aparece principalmente em três variedades: amargo, ao leite e branco. Esse trio saboroso permaneceu intocado desde quando o chocolate branco fez sua deliciosa estreia há 80 anos. A nutricionista Karina Gouvea, disse que a versão Rubi ainda é nova, mas que algumas características nutricionais já são observadas. “Essa versão de cacau é mais cremosa do que o usual e possui notas frutadas e cítricas. É um chocolate rico em substâncias antioxidantes, que combate a radicais livres no organismo, graças a sua cor avermelhada”, disse.

Outra informação da nutricionista é de que ele é composto por 50% de cacau. “Uma surpresa para muitos, já que estamos acostumados a associar que chocolate de qualidade tem que ser escuro”, disse. O cacau tem vitamina A, do complexo B, E, cálcio, proteína, flavonoides, teobromina, cafeína, triptofano, além de muitas propriedades e substâncias saudáveis.

A nutricionista ainda disse que o chocolate é indicado para melhorar a memória, o sono, dar saciedade diminuindo o apetite, combater a hipertensão, melhorar a circulação do sangue, favorecer o trânsito intestinal, é afrodisíaco, enfim, na quantidade certa o chocolate tem efeito medicinal.

“É bom lembrar que diferente do chocolate rosa, do chocolate amargo ou os chocolates com mais adição de cacau, o chocolate branco na verdade não é chocolate e sim um doce preparado com a manteiga de cacau, ou seja, a gordura do cacau, leite e açúcar”, disse.

Ela também alertou sobre a versão de chocolate ao leite. “Tem mais leite, gordura (não necessariamente gordura do cacau, podendo ser gordura vegetal) e açúcar do que o chocolate rosa, o chocolate meio amargo, amargo ou puro”, disse.