
Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo, confirmou nesta quarta-feira (9) o primeiro caso de meningite bacteriana registrado neste ano.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente é um menino de 9 anos. Ele está internado em hospital particular de Vitória, por decisão da família, que possui plano de saúde.
A criança foi atendida inicialmente no pronto-socorro do Hospital de Domingos Martins e, após avaliação médica, foi transferida para um hospital na Capital capixaba para tratamento especializado.
LEIA TAMBÉM:
A Secretaria de Saúde da cidade informou que todas as medidas de controle recomendadas pelo Ministério da Saúde foram adotadas.
“A equipe de saúde foi imediatamente mobilizada para realizar busca ativa dos contactantes e as ações preventivas junto aos familiares e contatos próximos do paciente”, informou.
O que é a meningite?
A meningite bacteriana é uma infecção grave que provoca uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.
No Brasil, ela é considerada uma doença endêmica. De acordo com o Ministério da Saúde, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano.
A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e no inverno, já os casos de meningites virais ocorrem com mais frequência na primavera e no verão.
A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Ela também pode ocorrer por fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.
A vacina está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Sintomas da meningite
A meningite bacteriana é geralmente mais grave e os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca.
Muitas vezes há outros sintomas, como mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), situação mental alterada (confusão).
Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves de meningite bacteriana podem aparecer, como convulsões, delírio, tremores e coma.
Ao perceber qualquer sintoma, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.