Ao contrário do que muitos pensam, a cirurgia bariátrica não é indicada para aquelas pessoas que estão apenas acima do peso. O procedimento é recomendado para pacientes com grau de obesidade elevado e com sérios riscos para a saúde.
E para quem vive nessa situação, que já tentou fazer dietas com acompanhamento nutricional e não obteve os resultados esperados a dica é procurar um especialista para verificar se a cirurgia bariátrica é o melhor caminho.
Bariátrica
A cirurgia bariátrica normalmente está indicada para pessoas com obesidade de grau 2 que não mostraram resultados após vários meses de tratamento com dieta adequada e prática de exercício físico regular.
Desta forma, esta cirurgia geralmente só é indicada quando já não existe outra forma de tratamento disponível e, normalmente é feita em pessoas com idade entre os 16 e os 65 anos, que tenham:
– IMC maior que 40 kg/m2, sem perda de peso mesmo com acompanhamento médico e nutricional comprovado.
– IMC menor que 40 kg/m2 e presença de outras doenças em estágios graves, como pressão alta, diabetes descontrolada, gordura no fígado e colesterol alto.
Atendimento da região sul do ES
A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro oferece o serviço com equipe qualificada de profissionais da Região Sul do Estado. Segundo o médico Gerliano Marçal, o primeiro passo é marcar uma consulta no Santa Casa Especialidades.
A partir daí, caso seja diagnosticada a necessidade da cirurgia, o paciente é encaminhando para a rede de profissionais disponíveis no hospital, como nutricionistas, psicólogos, cardiologistas, endocrinologistas e anestesistas.
O procedimento é feito por meio de vídeo, o que torna o processo de recuperação mais confortável para o paciente. ” A primeira coisa para quem busca esse serviço é marcar uma consulta para fazer uma avaliação e saber se a pessoa se encaixa nos critérios exigidos para a cirurgia. Quem tiver interesse pode nos procurar que nós tiramos todas as dúvidas”, explicou o médico.