Saúde

Cirurgia corrige flacidez e excesso de pele após o emagrecimento

Os procedimentos não são indicados para todos os casos de perda de peso, mas algumas técnicas podem ser utilizadas para aprimorar o resultado estético

Foto: Divulgação

Para quem está acima do peso e tem como objetivo conquistar uma vida mais saudável, o processo de emagrecimento (seja de forma natural, com mudança de alimentação e prática de atividades físicas, ou por meio de uma intervenção cirúrgica) pode ter como consequência o excesso de pele, pequenos depósitos de gordura ou a flacidez. 

Para corrigir estas questões, existem algumas cirurgias que podem ser realizadas, com a orientação médica, para gerar um resultado mais satisfatório neste processo. De acordo com o cirurgião plástico Fabricio Regiani é preciso avaliar cada caso, mas os procedimentos mais comuns em situações assim são: abdominoplastia, lipoaspiração, mastopexia e braquioplastia. 

“Em qualquer uma das intervenções, caso seja necessária, é importante que ela só seja realizada quando o peso do paciente esteja estabilizado, já que um novo ganho de peso pode comprometer os resultados alcançados”, destaca.

Dentre todos os tipos de cirurgia, a mais comum é a abdominoplastia, que visa remover o excesso de pele e flacidez na região abdominal. Esta parte do corpo costuma ser a mais afetada pela perda de peso. “Em casos de menos pele, é possível realizar uma mini-abnominolastia, que reduz a cicatriz e facilita a recuperação, já que é feita em menores proporções”, explica.

Outro procedimento muito procurado é a lipoaspiração. Ela remove gorduras localizadas que são mais difíceis de eliminar com exercícios físicos e mesmo dieta. Esta técnica pode ser usada em diferentes partes do corpo, como: abdômen, flancos, costas, glúteos, coxas, joelhos, braços e outros. “É possível também, em alguns casos, fazer a abdominoplastia e a lipoaspiração juntas para ter um contorno corporal mais satisfatório”, comenta.

Ainda nesta lista, mas um pouco menos requisitadas, estão a mastopexia e a braquioplastia. A primeira trata de remover o excesso de pele a flacidez dos seios. “Com o procedimento é possível desenvolver um aspecto mais firme e levantado das mamas. Em alguns casos, esta técnica pode ser associada com a colocação de prótese mamária, visando um seio com volume, proporcional ao corpo e mais firme”, complementa.

Já a braquioplastia pode resolver um famoso problema na região do tríceps. Ela visa remover o excesso de pele e a gordura no chamado “músculo do tchauzinho”. “A incisão é feita na axila, mas pode se estender à parte interna do braço, de acordo com o volume de tecido que será removido”, diz.