O termo otoplastia refere-se à cirurgia plástica das orelhas, podendo corresponder a várias técnicas que podem ou não ser associadas, dependendo do problema a ser tratado. O termo geralmente é utilizado para indicar a correção das orelhas conhecidas como orelhas de abano.
Os pais devem reparar se este fato incomoda a criança, caso a respostas seja sim, a solução indicada pelos médicos é fazer uma cirurgia plástica. A otoplastia pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas.
O cirurgião plástico da Ciame, Camilo Bravin, explica que a otoplastia cria uma forma natural à face. “Não se deve operar estruturas ainda em desenvolvimento e que as orelhas apresentam-se quase completamente desenvolvidas em torno dos 5 a 6 anos de idade. É a partir desta idade que a cirurgia pode ser realizada”, disse.
Lembrando que há casos em que as crianças se sentem bem com a sua aparência e não se abalam com os comentários sobre as orelhas.
A iniciativa das crianças de passar pela cirurgia é essencial para que o procedimento seja bem-sucedido. Por isso, a otoplastia só deve ser realizada se for um desejo das crianças.