O avanço da cirurgia robótica no Espírito Santo chegou ao tratamento de nódulos no pâncreas. Na tarde da segunda-feira (17), a equipe especializada em cirurgia oncológica do Hospital Santa Rita realizou procedimento robótico para tratar um nódulo no pâncreas. A equipe contou com a presença do cirurgião oncológico especialista em robótica, Rafael Albagli, do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O paciente é do sexo masculino e tem 77 anos de idade. Ele passa bem e a previsão é de ter alta hospitalar em quatro dias.
De acordo com os cirurgiões oncológicos Luiz Fernando Mazzini Gomes e Ana Luiza Cardona, integrantes da equipe de robótica do Santa Rita, diante de uma imagem radiológica de uma lesão invasiva no pâncreas do paciente, foi decidia a realização de cirurgia com mínimo trauma cirúrgico, cujo resultado do tipo de nódulo (maligno ou benigno) será confirmado por exame patológico.
De acordo com os cirurgiões, o avanço dessa técnica cirúrgica permitiu a realização de um procedimento minimamente invasivo para retirar apenas a parte do pâncreas afetado pelo nódulo.
Recuperação
O pós-operatório da cirurgia robótica também se mostra como um diferencial do procedimento, uma vez que o paciente tem menor risco de infecção, de dor e de sangramento, além de menor tempo de internação hospitalar.