Tem crescido o número de mulheres que se tornam mães após os 30 anos no Brasil. Em 2017, elas representaram 35,1% do total de 2,86 milhões de nascimentos registrados no País. Para ser uma ideia, em 2007, o percentual de mulheres entre 30 e 39 anos que foram mães era de 25,7%.
Com essa realidade, cresce também o número de mulheres dessa faixa etária que recorrem à cirurgia plástica após a maternidade. O objetivo entre elas é o mesmo: retomar a forma física de antes da gestação ou pelo menos reduzir a insatisfação com o corpo e melhorar a autoestima.
O cirurgião plástico Ariosto Santos afirma que os principais procedimentos realizados após o nascimento dos filhos são abdominoplastia, mastopexia, implante de prótese de silicone nos seios e lipoaspiração. Ele orienta, no entanto, que as mulheres aguardem pelo menos um ano depois de interrompida a amamentação para se submeterem à cirurgia.
As mães têm vindo ao consultório mais cedo no período pós-parto para entender quais procedimentos podem ser realizados. “Normalmente, são mulheres que relatam dificuldade de alcançar a forma física desejada com exercícios físicos e alimentação e, em geral, estão decididas a não ter mais filhos”, ressalta o médico, que aponta alta de aproximadamente 30% no número de pacientes com esse perfil nos últimos dois anos.
Ele explica que a consulta é o momento ideal para tirar todas as dúvidas e entender o que pode ser feito. “Há pacientes magras que precisam somente realizar uma abdominoplastia para resolver o excesso de pele na região do abdômen. Já em mulheres que também possuem gordura corporal além do excesso de pele, existe a indicação de serem submetidas a duas intervenções, que são a abdominoplastia e a lipoaspiração”.
Sobre a cirurgia de mama, o Dr. Ariosto Santos explica que, quando já existe um volume maior de mama, a mastopexia (que levanta os seios caídos) costuma ser suficiente. Mas, se a intenção é também ganhar volume, a recomendação é associar o procedimento ao implante da prótese de silicone.
“Independentemente da intervenção, é fundamental que a mulher não descuide da alimentação e da prática da atividade física para manter a forma corporal após as cirurgias”, orienta o Ariosto Santos.
As cirurgias plásticas das mamães
Mastopexia: Cirurgia realizada para levantar as mamas, removendo o excesso de pele esticada durante a gravidez.
Próteses de mama: Aumentam o volume das mamas por meio do implante de próteses de silicone.
Lipoaspiração: Retirada, com o uso de cânulas, do excesso de gordura do corpo.
Abdominoplastia: Procedimento de remoção do excesso de gordura e de pele na região abdominal. Dependendo do caso, os músculos da parede abdominal podem ser aproximados.