O coletor menstrual é uma nova opção no mercado para substituir o tradicional absorvente. As vantagens dessa troca são grandes, tanto para a mulher, quanto para o meio ambiente. Mesmo assim, muita gente ainda fica na dúvida sobre seu uso. A verdade é que colocar e retirar o coletor menstrual é simples e leva apenas alguns segundos.
Os absorventes habituais, internos ou externos, contêm plásticos não respiráveis, produtos químicos e até neutralizadores de odor. Essas substâncias podem causar impactos negativos na saúde vaginal, como desregular o pH, manter a área mais quente e úmida e, portanto, mais suscetível a fungos e infecções.
As desvantagens também são muito fortes para o planeta. De acordo com uma pesquisa da Korui, marca de produtos femininos, uma mulher utiliza, em média, 10 mil absorventes durante toda a sua vida. Isso representa 150 quilos de plástico jogados no meio ambiente!
Mas, então, quais são as vantagens do coletor menstrual?
Para começar, entenda o que é o coletor menstrual. Esse dispositivo é inserido na vagina para coletar o fluxo. Ele é diferente dos absorventes tradicionais porque, ao invés de absorver a menstruação, como o próprio nome diz, apenas faz a coleta. O coletor tem a forma de uma taça, ou um sino, e costuma ter entre 6 e 7 centímetros de comprimento.
Para a mulher, são muitos os benefícios. O primeiro deles é mais conforto e liberdade durante o período menstrual, já que não é preciso trocar os absorventes durante o dia. Isso porque o dispositivo precisa ser esvaziado e lavado a cada 12 horas.
O material é confortável, flexível, e se adapta ao canal vaginal – possibilitando que atividades como exercícios físicos e outras tarefas sejam executadas sem incômodo.
A economia com a compra de absorventes também é outro ponto positivo. Se uma mulher utiliza 10 mil unidades ao longo de sua vida, imagine quanto ela pode economizar. O coletor menstrual pode ser reutilizado por períodos que chegam de três a dez anos.
Diferentemente dos absorventes comuns, o coletor suporta grandes volumes e não vaza.
Para completar a série de vantagens femininas desta novidade, o material da maioria dos coletores é de material hipoalergênico e, por isso, não causa riscos de alergias e irritações na área íntima.
Quanto ao meio ambiente, você já deve imaginar como seria melhor para a natureza não receber tamanha quantidade de lixo, além das embalagens dos absorventes, que são geradas, utilizadas e descartadas.
O coletor menstrual é, além de tudo, uma escolha sustentável.
Passo a passo: como usar o coletor menstrual
Veja como analisar, colocar e retirar o coletor menstrual.
1 – Observe o dispositivo. Familiarize-se com o tamanho e o material, seu formato e com o manuseio.
2 – Lave bem as mãos e certifique-se de que o coletor esteja higienizado.
3 – Procure uma posição confortável para você: em pé, sentada no vaso sanitário, abaixada. Vá testando de que maneira você fica mais relaxada para a inserção do coletor menstrual.
4 – Amasse-o, testando a melhor dobra para você, e coloque o coletor. Insira o coletor na direção do ânus e da base da coluna- ele precisa ficar totalmente dentro do canal vaginal, a cerca de um centímetro da entrada da vagina. Isso inclui a haste!
5 – Aos poucos, solte a dobra do coletor. Passe o dedo para confirmar que o dispositivo esteja aberto. Se ainda estiver dobrado, segure a haste e gire-o, até que o copinho esteja do jeito certo.
6 – O coletor pode ficar por até 12 horas no seu corpo. Não ultrapasse esse período.
7 – Para retirar o coletor menstrual, novamente lave bem as mãos. No banho ou sentada no vaso sanitário, retire o dispositivo pela base. Não utilize a haste. Aperte a base com leveza para retirar o vácuo e retire o coletor com delicadeza.
Como higienizar o coletor menstrual
Sempre antes de inserir o coletor menstrual, é fundamental higienizá-lo. Sob condição nenhuma coloque-o na sua vagina sem lavá-lo.
No início e no final de cada ciclo, é preciso ferver o coletor durante cinco minutos. Não utilize panelas de alumínio e nem de teflon.
Durante o ciclo, é importante lavar o coletor menstrual com água e sabão neutro. Enxague muito bem, e deixe-o secar antes de inseri-lo.
Procure um ginecologista
Em caso de inseguranças e dúvidas, procure um ginecologista.