Saúde

Com estoque baixo, Santa Casa de Cachoeiro faz apelo por doação de sangue

Alguns tipos já estão em falta, e o hospital tem registrado cada dia menos doadores. Como a validade do sangue é de 35 dias, em breve não haverá mais estoque

Foto: Studio Matri

A chegada do fim do ano causa preocupação nos hospitais de Cachoeiro de Itapemirim, que estão com o estoque do banco de sangue baixo. Na Santa Casa de Misericórdia, o número de doadores caiu e a demanda tem aumentado e, por isso, o hospital está fazendo um apelo para que as pessoas doem sangue neste período.

De acordo com o hospital, a média de nos primeiros 15 dias de dezembro foi menos de 10 pacientes por dia. Um número que causa preocupação.

Os tipos de sangue AB e B já estão em falta. O estoque de A+, A- e O- está em estado crítico. O+ e AB+ se mantém em alerta e o B+ está estável. No entanto, é importante que a população se sensibilize e doe qualquer tipo de sangue.

No mês de novembro, a Santa Casa recebeu uma grande doação de voluntários, por causa de um acidente envolvendo um ônibus com turistas na região de Soturno. No entanto, segundo a enfermeira responsável pela Banco de Sangue, Cintia Pimenta, essas pessoas não podem mais doar nos próximos 60 dias, que é o prazo de intervalo entre uma doação e outra.

“Ou seja, 30 dias após as doações em massa que tivemos, corremos sério de risco de ficar com falta de sangue”, explica a enfermeira.

Ela explica ainda que a validade do sangue é de 35 dias, o que não é suficiente para as demandas. “Para que o sangue seja utilizado dentro do prazo, o ideal é que os grupos a partir de 5 pessoas sejam agendados em dias alternados”, completa.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e no sábado, das 7h às 11h.