Mais de 126 mil capixabas de 18 a 29 anos vão poder tomar a segunda dose de reforço (ou a quarta dose) contra a covid-19. A nova faixa etária foi incluída no esquema vacinal, antes restrito para os de 30 anos ou mais, e passa a receber o imunizante a partir desta sexta-feira (15).
Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que publicou nesta quinta-feira (14), uma resolução aprovando a vacinação para todas as pessoas com 18 anos de idade ou mais, independente do imunizante utilizado no primeiro reforço.
De acordo com a nota técnica, a vacina a ser utilizada deverá ser, preferencialmente, AstraZeneca ou Janssen, independente do imunizante aplicado anteriormente.
A exceção à regra é para os casos de gestantes ou puérperas. Nesta condição, o imunizante deverá ser o da Pfizer. Caso não estiver disponível, a Coronavac será utlizada como dose de reforço.
A Sesa garantiu que o Estado possui vacinas suficientes em estoque para iniciar a vacinação.
Anúncio da inclusão da nova faixa etária foi feito pelo governador
O anúncio de inclusão da nova faixa etária para a D4 foi feito pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), em suas redes sociais, no final da tarde desta quinta-feira (14).
“A partir dessa sexta-feira (15), iniciaremos a vacinação do segundo reforço para toda população com 18 anos ou mais. As vacinas são seguras e eficazes, vamos seguir cuidando de todos os capixabas, apostando na ciência e fortalecendo o #SUS”, publicou.
De acordo com dados do painel Vacina e Confia, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até a noite desta quinta-feira (14), somente 16% da população capixaba já recebeu a D4. Em números absolutos, são 631.875 imunizados.