Saúde

Com novas tecnologias, cooperativa de saúde garante mais conforto e precisão no diagnóstico de pacientes

A Unimed Vitória possui um novo tomógrafo capaz de gerar imagens com mais qualidade e potencializar o tratamento de casos de alta complexidade. Equipamento de hemodinâmica da cooperativa é o mais moderno do país.

Foto: Unimed Vitoria

Mais precisão, agilidade e conforto. É assim que a incorporação de novas tecnologias ao setor de saúde é capaz de fazer toda a diferença no tratamento dos pacientes. Consciente disso e atenta às principais inovações do mercado, a Unimed Vitória acaba de adquirir um novo equipamento para potencializar o tratamento de casos de média e alta complexidade. Trata-se do sistema de tomografia computadorizada Aquilion Lightning 16, que reúne um conjunto de tecnologias capazes de fornecer imagens em alta resolução e, consequentemente, tornar os diagnósticos mais precisos.

A tomografia computadorizada é um procedimento não invasivo de diagnóstico por imagem que combina o uso de raio-x com computadores especialmente adaptados. A partir dela é possível analisar diferentes partes do corpo, desde os ossos até os órgãos internos, detectando assim diversas doenças potencialmente graves. Entre os exemplos, estão aneurismas, pneumonia, embolia pulmonar, tumores e muitos outros.

O novo tomógrafo, que está instalado no Hospital Unimed, na Avenida Leitão da Silva, em Vitória, traz outras vantagens que vão além das imagens melhores. Ele possui um software que permite adaptar a dose de contraste (substância química que tem a função de realçar áreas específicas do corpo), que é necessária para cada paciente. Esse processo torna a tomografia ainda mais segura porque controla o nível de exposição das pessoas à radiação.

Foto: Unimed Vitoria

O diretor técnico do Hospital Unimed, Alceuleir Cardoso de Souza, pontua que o equipamento também é mais confortável para os pacientes, já que eles precisam se deitar em uma mesa, que é movida para dentro do tomógrafo.

“O tomógrafo Aquilion Lightning possui uma abertura de 78 cm e uma mesa com largura de 47 cm, sendo o maior em comparação aos demais fabricantes da categoria. Isso com certeza torna o exame mais confortável para os nossos pacientes. É importante ressaltar também que esse equipamento possui um tubo e um gerador com a maior capacidade do mercado. Isso significa que ele tem uma capacidade de utilização maior e nos permite maximizar a produtividade no Hospital Unimed”, destaca.

Para os médicos, o aumento da precisão das imagens poderá ser acompanhado de mais agilidade no processo. “O tomógrafo tem tela de touchscreen no próprio equipamento, onde o cooperado tem acesso às informações do paciente. Na prática, isso poderá gerar mais agilidade no atendimento ao paciente e ainda nos permitirá ampliar a nossa capacidade de atendimento”, explica diretor clínico da unidade, Jansen Giesen Falcão.

Equipamento de hemodinâmica

No CIAS – HOSPITAL Unimed, os pacientes também contam com o auxílio de um equipamento de hemodinâmica que traz alta definição, qualidade de imagem, maior agilidade nos procedimentos e menor exposição do paciente à radiação.

O coordenador médico do setor de Hemodinâmica do hospital, Denis Moulin, conta que o equipamento está entre os mais modernos do país no que se refere à realização de exames por catéter.

“Por meio do catéter, tratamos patologias cardíacas, neurológicas e vasculares, como o infarto e o AVC, em adultos e crianças. Também podemos utilizá-lo para a embolização de tumores, quando usamos um remédio para que o tumor diminua de tamanho e depois operamos o paciente”, detalha Denis Moulin.