Nesta sexta-feira (24) é comemorado o Dia de Combate à Tuberculose, uma doença infecciosa que acomete principalmente os pulmões. As bactérias que causam o problema são espalhadas quando um paciente tosse ou espirra.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
Em Vila Velha, uma ação no sábado (25), das 7h às 13h, na US da Prainha, vai alertar a população sobre os riscos da doença. Também serão atendidas pessoas que apresentam sintomas da doença ou que tiveram contato com pessoas infectadas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, além da consulta médica de avaliação, serão realizados RX e prova Tuberculínica. Trata-se de um teste capaz de demonstrar infecção prévia pelo agente causador da tuberculose. Serão atendidas 50 pessoas, com agendamento, que devem ser feitos pelo telefone (27) 99808-3351.
“Todos que forem atendidos já garantem o retorno ao médico na semana seguinte, para avaliação dos resultados e orientações quanto ao tratamento necessário”, explicou Richard Ferreira, coordenador da US Prainha.
O que é e quais os riscos da tuberculose?
A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, conhecida como bacilo de Koch. A tuberculose pulmonar tem como principal sintoma a tosse, que pode ser seca ou produtiva (com catarro). Febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento também são sintomas.
Diante dos sintomas, a recomendação é de que o indivíduo procure logo uma unidade de saúde para avaliação e realização de exames. Se o resultado der positivo, o tratamento precisa ser realizado o mais rápido possível. É importante destacar que a doença não é transmitida por objetos compartilhados.
Segundo o Ministério da Saúde, a doença, apesar de ser uma enfermidade antiga, continua sendo um importante problema de saúde pública. No Brasil aproximadamente 70 mil novos casos são notificados todos os anos. Cerca de 4,5 mil mortes acontecem em decorrência da tuberculose.
Programa em Vila Velha
Em Vila Velha, um Programa de Tuberculose atende atualmente 300 pessoas. Ele acontece diariamente, das 7h30 às 17h, na Unidade de Saúde da Prainha. Não é necessário agendamento.
No local são realizados atendimentos e testes rápidos. O paciente recebe a assistência necessária, incluindo medicação. Vale ressaltar que as demais unidades do município estão aptas a receberem amostras de escarro para realização do exame.
LEIA TAMBÉM: Rosto de Ozempic: saiba o que é e como amenizar o problema