A partir desta quinta-feira (16), unidades de saúde de toda a Grande Vitória estarão aplicando vacinas da segunda fase da Campanha Nacional contra a gripe. Em todo o Brasil, professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além de profissionais das forças de segurança e salvamento terão acesso das doses contra a Influenza.
Entre as categorias beneficiadas nesta fase ainda encontram-se caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, portuários e detentos.
Em Vitória, a população pode fazer agendamento on-line. Essa nova remessa de vacinas começa a ser aplicada em 28 postos montados nas escolas da rede municipal de ensino.
Para marcar a imunização, basta acessar o site da prefeitura, clicar na categoria “Saúde” e depois selecionar o serviço “Vacinação Influenza”. Também é possível agendar pelo aplicativo Vitória Online
A Prefeitura de Vitória ressalta que as vacinas são distribuídas exclusivamente pelo Ministério da Saúde e a liberação de novas vagas no sistema depende sempre da entrega dos novos lotes. A previsão é vacinar 124.700 pessoas dos grupos prioritários até o final da campanha, em 22 de maio.
Em Cariacica, haverá 27.400 doses disponíveis para a população. As vacinas serão aplicadas em cinco unidades escolares: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Euvira Benedita Cardoso da Silva, em Novo Brasil; Escola Valdice Alves, em Cariacica Sede; Emef Stélida Dias, em Campo Grande; Escola Zaira Manhães de Andrade, em Nova Rosa da Penha 1; Escola João Pedro, em Porto de Santana.
A vacina também poderá ser encontrada no Shopping Moxuara, onde será aplicada no sistema drive-thru. Em todos os locais, o horário de vacinação será das 8h às 15 horas, sempre de segunda a sexta-feira.
Para se vacinar, todos os integrantes do grupo prioritário devem apresentar a carteira de vacinação. Caso não seja possível, basta um documento de identificação com foto. No caso de caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, é preciso apresentar, ainda, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D. Já os pacientes com doenças crônicas devem apresentar, além do documento, um laudo médico.
Já em Vila Velha, a campanha já retornou nesta quarta-feira (15). Até o momento, já foram vacinados 99,03% da população idosa da cidade e 89% de trabalhadores da saúde, números que correspondem a mais de 55.432 pessoas.
É importante ressaltar, porém, que, caso algum idoso ou profissional da saúde não consiga se vacinar até o fim da primeira fase, poderão faze-lo durante o restante da campanha, que segue até o dia 22 de maio. Mas atenção: é ideal que o paciente fique de olho no calendário de cada fase e não deixe de se proteger.
Os pontos alternativos da campanha “Vila Velha contra a Influenza” que a população deve procurar são Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas), no Centro; Ginásio Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica; Parque da Prainha (sistema drive-thru); Escola Rosa Helena Frota Tristão, no bairro Ibes; Centro Comunitário de Vila Nova; Unidade Municipal de Edicação Fundamental (Umef) Cristiano Dias Lopes, em Ulisses Guimarães; Umidade Minucipal de Educação Infantil (Umei) Milton Trancoso, em Santa Rita; Escola Saturnino Rangel Mauro, em Vila Batista; e Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Paulo Maris Guia, em Cobilândia.