Acredite, entender como funciona o ciclo menstrual, não é um desejo apenas das mulheres, mas também dos homens, principalmente, quando isso interfere na vida de casado. Dias férteis, mudanças de humor, cólicas, tudo isso está incluso no chamado ciclo menstrual. Para entender como funciona o período a ginecologista e obstetra Lorena Baldotto, exemplifica:
“Vamos usar como exemplo aquela mulher que tem um ciclo regular de 28 dias ? Quando a menstruação descer é considerado o primeiro dia do ciclo. Quatorze dias após a menstruação, ocorre a ovulação, esse é o período que a gravidez pode ocorrer, também chamado de período fértil”, comentou a médica.
Lorena também alerta que nos primeiros quatorze dias após a menstruação, os níveis de estrogênio estão em alta, o que acarreta no aumento da libido feminina.
O que acontece com a ovulação?
“14 dias depois da ovulação, independente se houve fecundação ou não, esse óvulo vai para o útero. Se a mulher não estiver grávida, vai ocorrer a descamação do tecido que foi formado para a chegada do feto e, quando não existe, a menstruação chega novamente. Neste fim do ciclo, há queda do estrogênio e aumento da progesterona, tudo para deixar o corpo preparado para uma gestação”, explicou a ginecologista.
Sinais da ovulação
Quando a mulher está ovulando, geralmente, o organismo dá alguns indícios, como um aumento entre 0,3 e 0,8 graus Celsius do organismo. Além disso, o muco vaginal costuma ser mais espesso, parecido como uma clara de ovo. “Apesar de todas essas informações, não podemos confiar 100% em métodos como a tabelinha para evitar ou tentar uma gravidez, porque as mulheres tem ciclos irregulares, isso é absolutamente normal, já que qualquer alteração, seja física ou emocional pode afetar esse processo”, disse a Baldotto.
A ginecologista ainda alerta que é muito importante que a mulher tenha conhecimento do seu organismo, tanto para auxiliar no seu objetivo, até para preservar a sua saúde. “Só não se esqueça de sempre ter seu médico ginecologista te ajudando com isso. Além disso, quando uma gravidez deseja ser evitada, o ideal é o uso do preservativo, que é a única barreira contra as doenças sexualmente transmissíveis”, alertou.