Há um tempo algumas pessoas tinham muitas dúvidas sobre a utilização do colágeno. Mas, ele conquistou muita gente. Com a evolução da medicina, cada vez mais procedimentos têm sido desenvolvidos utilizando essa substância. Um exemplo, é o caso do bioestimulador de colágeno radiesse, usado pela influencer Rafa Kalimann, antes de entrar no Big Brother Brasil 20, segundo o seu médico, em São Paulo, Matheus Arantes.
De acordo com o especialista, a mineira desejava uma maior harmonia do corpo e um bumbum mais firme. Neste caso, a escolha por este tipo de tratamento foi feita por ser considerada uma técnica minimamente invasiva, que “estimula a produção de colágeno e promove um ‘efeito lifting’, além de uma melhora na qualidade da pele, firmeza e textura”, conforme explicou. Este mesmo procedimento foi feito pela atriz Juliana Paes, em janeiro.
Mais colágeno na pele significa uma pele mais firme, menos flácida. Essa firmeza melhora o aspecto geral da região aplicada de forma muito natural e delicada. De acordo com o cirurgião plástico Fabricio Regiani um dos diferenciais neste processo é a possibilidade da realização de estímulos mais precisos e também globais de colágeno, o que resulta em um efeito mais escultural.
“A realização do tratamento depende de alguns hábitos de vida e de fatores genéticos que geram mais flacidez, entre outros aspectos. Mas, é indicado para quem busca uma melhora do contorno corporal, em casos de celulite ou quando há uma mudança de peso significativa. Alguns resultados podem ser vistos de imediato, mas ficam ainda mais evidentes em torno de noventa dias após a aplicação, quando acontece o estímulo de colágeno”, explica.
A degradação do colágeno no organismo humano ocorre naturalmente a partir dos 30 anos de idade com perda aproximada de 1% ao ano. Algumas situações do cotidiano (como exposição solar excessiva, exercícios físicos intensos, poluição e tabagismo) podem acelerar este processo. Os principais sinais clínicos decorrentes deste fenômeno são: flacidez, perda de volume, elasticidade e hidratação natural da pele. Com isso, a aplicação de bioestimuladores promove a formação de novo colágeno, proporcionando uma recuperação da firmeza perdida ao longo dos anos, e uma melhora na qualidade da pele.
“O processo de aplicação é semelhante a qualquer outro preenchedor injetável. Depois de identificar as áreas onde será feito, são dadas injeções com uma cânula – sem dor e agulha. Seus efeitos são graduais e duradouros, pois o organismo continua produzindo o colágeno até seis meses após o tratamento. O resultado é um rejuvenescimento e uma recuperação natural na região tratada. As sessões devem se repetir a cada 30 ou 60 dias e o número de sessões varia de uma a três”, diz.
De acordo com o médico que fez o procedimento na BBB Rafa Kalimann, ela desejava uma maior harmonia do corpo e um bumbum mais firme e, por isso, foi identificado que tratando a área conseguiria melhorar a percepção da cintura e trazer um maior equilíbrio, além de amenizar a flacidez e a celulite. No caso da influencer, foram realizadas duas sessões do procedimento.