No Brasil, feriados são sempre motivo de celebração. Aproveitar um feriadão ou emendar dias livres são práticas comuns. No entanto, poucos consideram visitar o cemitério, exceto no Dia de Finados.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro em muitos países cristãos, destaca-se como uma oportunidade para honrar a memória de entes queridos falecidos. Essa prática não é exclusiva do cristianismo, refletindo a universalidade de rituais que ajudam a enfrentar a perda.
Como confortar alguém em luto
Expressar condolências pode ser desconfortável, mas é crucial para oferecer suporte durante o luto. Mesmo palavras simples como “sinto muito” podem proporcionar um grande alívio ao enlutado, mostrando empatia e solidariedade.
Compartilhando memórias: uma forma de consolo
Ir além das condolências básicas e compartilhar memórias e histórias positivas sobre o falecido pode ajudar a aliviar a tristeza e a processar a perda.
Lembrar momentos felizes e destacar as qualidades da pessoa que se foi fortalece os laços afetivos e celebra a vida, mesmo diante da morte.
LEIA TAMBÉM: Voz rouca e tosse podem ser sintomas de refluxo silencioso; saiba mais
Embora seja importante confortar alguém em luto em qualquer época do ano, reservar um dia específico para homenagear os falecidos reafirma a importância de suas vidas e fortalece o vínculo com suas memórias.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Este conteúdo foi produzido com o auxílio de ferramenta de Inteligência Artificial e revisado por editor do jornal.