Saúde

Como criar uma rotina de exercício sem desistir no meio do caminho

Diversificar as atividades e resistir firme nos três primeiros meses são alguns dos conselhos do diretor técnico da Bodytech

Foto: Divulgação / Bodytech

Onde eu estou errando? Se você chegou aqui, com certeza já se fez essa pergunta uma ou várias vezes. Realmente, praticar exercício de forma natural parece uma tarefa muito difícil, às vezes quase impossível. Mas de acordo com Eduardo Netto, professor de educação física há mais de 25 anos e diretor técnico da Bodytech, é possível sim transformar o exercício físico em hábito e passar até a sentir falta dele.

O primeiro conselho para driblar o sedentarismo é ser forte nos três primeiros meses e fazer o treino sempre no mesmo horário. “Fisiologicamente falando, nós precisamos de um tempo para o corpo se acostumar com a prática de exercício. Repetir, repetir e repetir é o segredo”, defende Netto.

Outra mudança de atitude essencial é não deixar para ir à academia só quando está com tempo livre, porque isso pode raramente acontecer. Segundo Netto, vários estudos apontam que qualquer exercício é melhor que nenhum e treinos curtos, de 20 a 30 minutos, também geram benefícios e resultados. Está no horário de almoço? Surgiu meia hora de intervalo no home office? Aproveite para dar um pulo na academia ou fazer exercícios em casa. A Bodytech Vitória, por exemplo, oferece aulas à distância e ao vivo, tanto individuais quanto coletivas, inclusas na maioria dos planos para os dias mais corridos. Conheça valores e benefícios aqui.

TESTAR E DIVERSIFICAR SEMPRE

Mas quando o problema não é falta de tempo e sim falta de disposição, o professor lembra que é fundamental testar e mudar. Insistir na mesma atividade só vai gerar frustração e acelerar a desistência. “Tente sempre outra. E se você é daqueles que aperta um botão na esteira e treina sem parar por 30 a 40 minutos, corra por apenas 15 minutos e, em seguida, faça exercícios de força na sala de musculação e depois volte à esteira. O importante é mudar de vez em quando para seu corpo e sua cabeça reagirem melhor”, explica. Yoga, dança, localizada e bicicleta: todas essas atividades são diferentes entre si e estimulam os praticantes de formas diferentes.

Foto: Divulgação / Bodytech
A localizada pode ser intercalada com uma série na musculação. Na Bodytech Vitória, as aulas acontecem de segunda a sexta de manhã e à noite.

Para os dias de preguiça e indisposição, vá para a academia mesmo que seja para conversar. De acordo com o professor, se educar a dedicar o horário escolhido a qualquer movimento que seja reforça o hábito. “Pegue leve, escolha uma playlist gostosa, alongue ou ande. Faça qualquer coisa só para manter a rotina”, aconselha. E quando não for possível fazer, lidar com a falta e seguir adiante também faz parte do processo.

BODYTECH VITÓRIA

bodytech.com.br/academia/shopping-vitoria