Durante e após a gravidez é comum que apareçam estrias no corpo da mulher. Isso acontece porque a gestação provoca uma distensão na pele, gerando uma ruptura de fibras colágenas e elásticas. Esse esticamento da derme geralmente ocorre em alguns lugares do corpo feminino como barriga e seios. As estrias também podem aparecer nos culotes, na região dos glúteos e na raiz das coxas. Além disso, o ganho de peso e a genética podem contribuir para o aparecimento delas.
Mesmo sendo um problema comum, as estrias incomodam muito e são uma das principais queixas estéticas de novas mamães.
Como evitar?
Karina Muriano, especialista em cosmecêuticos, explica que os cuidados com o corpo para evitar as estrias devem começar no inicio da gestação. “Sempre com auxílio de um profissional é possível, sim, prevenir o aparecimento das estrias durante a gravidez. É recomendada a utilização de cremes e óleos hidratantes, ter uma boa alimentação e controlar o peso”, explica.
– Passar hidrante três vezes ao dia ou após os banhos;
– Comer alimentos ricos em vitamina D e E, como cenoura, couve e beterraba, além disso, eles ajudam a preservar a melanina da pele;
– Na hora de escolher os óleos corporais peça ajuda do dermatologista para que ele indique o tipo melhor para a sua pele;
-Hidrate-se! Beber água, sucos naturais e chás ajudam a manter a pele sempre hidratada.
Como agir contra as estrias?
Utilizar produtos ortomoleculares ajuda a reduzir cicatrizes indesejadas. Alguns exemplos são: argila verde, argila ortoglicerinada e esfoliantes caseiros a base de café, fubá e amêndoas.