Quando chega o momento do resultado do vestibular e o aluno não encontra seu nome na tão aguardada lista de aprovados? Essa é a realidade de muitos alunos nessa época do ano. Afinal, todos querem entrar em uma universidade, mas nem todos conseguem. Vale ressaltar que, apesar de ser uma prova de grande importância, o vestibular é somente um processo de aprovação para que o aluno ingresse em uma faculdade.
Segundo a psicopedagoga Ana Regina Caminha Braga as causas da reprovação dos alunos são individuais e pontuais, entre elas estão a desatenção, o nervosismo e a pressão psicológica do candidato. Alguns alunos têm dificuldade na hora da interpretação de texto e leitura das questões. A ansiedade também é um impedimento comum que pode causar o desequilíbrio do candidato deixando-o nervoso e inseguro na hora da resolução da prova.
Como lidar com a pressão?
A pressão é parte natural do processo, algo presente em todas as etapas da vida, no entanto a psicopedagoga Ana Regina destaca que é importante que o aluno saiba lidar com suas emoções para compreender de maneira consciente seus objetivos no momento do vestibular, que é a aprovação e início da formação profissional.
O vestibular tem uma representação densa para os candidatos e a cobrança é enorme por parte dos responsáveis, da sociedade e do próprio candidato. Portanto, vários fatores estão envolvidos e podem ser favorecer ou comprometer o processo de aprovação.
Outro fator importante é que o aluno filtre aquilo que ouve. “Ouça apenas os conselhos ou palavras que possam atender suas expectativas e não se deixe levar pelas experiências negativas dos outros.”
Qual o próximo passo?
Depois da divulgação do resultado é importante que o aluno tenha um tempo de descanso para aliviar um pouco a tensão e recomeçar os estudos com força e foco total. Após a reprovação, a dica da psicopedagoga Ana Regina é que o estudante utilize esse momento para corrigir os erros. “É ideal que o aluno verifique as questões mais difíceis, aquelas que não respondeu ou não acertou”.
Para os alunos que estão vivendo esse momento, a dica da psicopedagoga é: “Organize-se melhor. Faça mapas conceituais das disciplinas, acesse as provas dos anos anteriores e estude com mais calma. Prepare-se também emocionalmente e faça uma auto avaliação do processo que participou e não foi aprovado. A frustração é parte do processo, mas o auto fazer-se é necessário.”
Além disso, é importante que o aluno compreenda que tem capacidade e potencial para ser aprovado no vestibular.
Ana Regina também reforça que o aluno deve estar ciente da concorrência do curso escolhido e destaca a importância de estar emocionalmente preparado para lidar com a competitividade, afinal isso faz parte do processo. “A motivação deve ser firmada e sustentada na questão da competitividade, que são poucas vagas e no próximo processo a vaga será dele.”
Caso o aluno tenha dificuldades para se organizar com os estudos, é importante que ele procure um profissional que possa auxiliá-lo.