Saúde

Como o horário de verão pode afetar o seu exercício físico?

Quem se exercita pela manhã tende a sofrer mais as mudanças devido a produção da adrenalina que ainda está baixa

Como o horário de verão pode afetar o seu exercício físico?
Foto: Assessoria
Rendimento e adrenalina para os treinos se intensificam no período noturno. 

Sabemos que no horário de verão, que neste ano começa no dia 04 de novembro, temos que adiantar o relógio em uma hora. Mas o corpo não entende bem essa mudança, já que os nossos hábitos acabam se adiantando em uma hora. Você toma café uma hora mais cedo, almoça mais cedo, treina mais cedo e por aí vai até a hora de dormir. O seu corpo ainda está adaptado ao horário anterior e, de repente, vê tudo antecipado. Imagine só a confusão que isso causa.

“Quem treina pela manhã nos primeiros dias sente muito mais, porque quando acordamos ainda estamos lentos, a adrenalina ainda está com baixa produção e o rendimento cai. Agora, quem treina de noite já não muda tanto porque o hormônio está elevado durante o dia. O único problema será na hora de dormir, porque depois de praticar a atividade e principalmente, se ela for muito intensa, a obrigatoriedade de dormir uma hora mais cedo vai causar uma demora para dormir. Assim, você dorme menos e vai ter mais dificuldade de acordar no dia seguinte”, disse o educador físico, Jhonny Costa.

No entanto, é bom lembrar que o exercício físico é primordial pra tratar e melhorar os efeitos do jet leg, que é a de compensação do horário. “Apesar de todo o impacto, o horário de verão também estimula as pessoas a praticarem mais esporte, já que ao sair do trabalho e ainda estar claro, isso acaba incentivando as pessoas a caminhar, ir à praça fazer exercícios ao ar livre, o que de maneira geral acaba gerando maior adesão às atividades físicas”, comentou o educador físico. 

Para se preparar para o horário de verão e manter o treino focado, Jhonny dá algumas dicas valiosas: “A partir de agora já é preciso começar a se preparar para o horário de verão. Começar a dormir mais cedo de forma progressiva- 15, 20, 30 minutos até fazer tudo uma hora antes. Quando o horário de verão mudar, a pessoa já estará totalmente adaptada. Caso já esteja em cima do tempo, passe a fazer isso assim que tiver a informação, já ajuda a se acostumar o quanto antes”, disse.

“É importante lembrar que junto com o horário de verão começam as temperaturas mais elevadas, portanto atenção redobrada ao consumo de água, antes, durante e após os treinos e alimentação equilibrada são sucesso para manter a performance física em alta”, aconselhou.