O Whey protein pode ser um aliado poderoso para quem busca melhorar seu desempenho atlético, promover a recuperação muscular e alcançar seus objetivos de condicionamento físico.
Experimente diferentes formas de consumo, escolha o tipo que melhor se adequa às suas necessidades e lembre-se sempre de manter um estilo de vida ativo e saudável.
WHEY É PARA TOMAR ANTES OU DEPOIS DO TREINO?
Essa é uma pergunta comum entre os frequentadores de academia.
A verdade é que não existe uma resposta única, pois depende dos seus objetivos.
LEIA TAMBÉM: Viúva e traída: noivo morre no dia do casamento e noiva descobre traição
Tomar whey protein antes do treino pode fornecer energia e nutrição para um desempenho otimizado. Ao ingerir o suplemento antes do treino, o corpo recebe aminoácidos essenciais, o que pode auxiliar na prevenção do catabolismo muscular (degradação dos músculos) durante o exercício.
Por outro lado, consumi-lo após o treino pode ajudar na recuperação muscular e na síntese de proteínas. Em uma dieta balanceada, o indicado é que a síntese proteica seja maximizada após o treinamento, quando o corpo está em período de recuperação.
QUAL MELHOR TIPO DE WHEY? CONCENTRADO, ISOLADO OU HIDROLISADO?
Há algumas variedades de whey protein e cada tipo tem seus próprios benefícios.
O whey concentrado é uma escolha econômica e contém um teor mais alto de gordura e carboidratos, enquanto o isolado é filtrado para remover a maioria das gorduras e carboidratos, sendo uma opção mais “pura”.
LEIA TAMBÉM: Saiba qual é o eletrodoméstico favorito de cada signo e qual comprar
Já o hidrolisado passa por um processo adicional de quebra das proteínas, facilitando a digestão.
WHEY ENGORDA OU EMAGRECE? QUAIS MALEFÍCIOS?
Essa é uma preocupação comum, especialmente para aqueles que estão de olho na balança. O whey protein, em si, não engorda, mas seu consumo excessivo aliado a uma dieta desequilibrada e falta de exercícios físicos pode levar ao ganho de peso.
Como qualquer alimento, é importante consumir whey protein com moderação e dentro de um plano alimentar saudável e equilibrado.
Desde que seja integrado a uma dieta equilibrada e combinado com exercícios físicos adequados, o whey protein pode realmente ajudar na perda de peso, fornecendo saciedade e auxiliando na manutenção da massa muscular magra.
O WHEY PODE CAUSAR DESCONFORTO INTESTINAL?
Algumas pessoas podem experimentar desconforto gastrointestinal ao consumir o suplemento, como inchaço, gases ou diarreia. Isso geralmente ocorre devido à intolerância à lactose ou a certos ingredientes adicionados ao suplemento.
LEIA TAMBÉM: Bariátrica caseira: médico receita chá para emagrecer. Veja qual e como tomar
Mas hoje, no mercado, existem opções de whey protein sem lactose e muitas pessoas podem tolerar bem o produto quando consumido com moderação.
É sempre recomendável consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação, especialmente se houver preocupações específicas de saúde.
Com uma abordagem equilibrada e consciente, você pode desfrutar dos benefícios do whey protein sem se preocupar com possíveis malefícios.
QUAL DOSE DE WHEY TOMAR POR DIA? VEJA RECEITAS
A quantidade diária recomendada pode variar de 20 a 40g, ou seja, de um a dois scoops. A medida correta vai depender do seu plano nutricional e da quantidade de proteína necessária no seu dia.
LEIA TAMBÉM: Homem de “seis mamilos” viraliza: “Homenagem para as bruxas”
Veja 3 formas de tomar whey protein
1) Shake de whey protein: misture o suplemento em 250ml de leite, acrescente uma banana e 30g aveia, para ficar mais nutritivo, e leve para o liquidificador.
2) Iogurte com whey protein: em uma tigela, misture o whey com iogurte natural e acrescente frutas picadas, como banana, morango e uva.
3) Calda de whey protein: basta você diluir o whey com um pouco de água para obter uma calda proteica, despeje a calda em cima de alumas frutas e pronto: uma salada proteica!
ALERTA
A nutricionista Tatiana Zanin explica que é fundamental usar chás e outros suplementos, como o whey, associados a uma alimentação balanceada e à prática de exercício físico regular, já que essas bebidas são apenas um auxílio para obter resultados mais rapidamente. Além disso, é importante buscar uma orientação médica para um emagrecimento saudável.