Com suas pequenas sementes pretas, a chia conquistou o mundo da nutrição e dos influenciadores fitness. Isso porque o superalimento é rico em proteína e ácidos graxos, como o ômega-3, além de vários outros benefícios. Mas será que ela realmente faz jus à fama de aliada do emagrecimento?
As sementes de chia se destacam por sua capacidade de absorver água, expandindo até 10 vezes seu tamanho e criando uma textura gelatinosa.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
De acordo com informações do site Vitat, essa característica se estende ao estômago, onde as fibras da chia se expandem, promovendo saciedade e reduzindo a vontade de comer, um passo essencial para alcançar a perda de peso.
Uma pesquisa publicada no European Journal of Clinical Nutrition acompanhou 11 pessoas que consumiram chia por 12 semanas.
Observou-se uma liberação mais lenta da glicose no sangue após as refeições, sem picos de insulina, impedindo o acúmulo de gordura corporal.
LEIA TAMBÉM: O milagre da água de cravo: veja benefícios e como fazer chá para emagrecer
Além disso, os participantes relataram uma diminuição do apetite em comparação com um grupo que não consumiu o alimento.
A proteína presente na chia também é uma aliada do emagrecimento. Um estudo publicado no periódico Nutrition Metabolism envolveu voluntários que aumentaram a ingestão de proteína para 30% de sua dieta.
Eles consumiram cerca de 450 calorias a menos por dia e perderam aproximadamente 5 quilos em 12 semanas, sem outras medidas dietéticas.
LEIA TAMBÉM: Intoxicação: Anvisa retira marca de peixe de mercados após surto. Veja qual
No entanto, vale lembrar que a chia não é uma fórmula mágica para emagrecer. O sucesso depende da atenção à rotina alimentar geral e à prática regular de exercícios físicos, não apenas do consumo de um único alimento.
Além desses benefícios, a chia ajuda no controle da glicose. Afinal, uma dieta com sementes de chia ou óleo das sementes melhora sua resposta à glicose e insulina, e contribui para o equilíbrio do açúcar no sangue, retardando a absorção de glicose devido ao seu alto teor de fibras.
Rica em fibras solúveis, a chia ainda promove uma digestão mais suave e eficiente. Segundo o Vitat, ela aumenta a saciedade, reduzindo o apetite e auxiliando no controle do peso. Além de regular o intestino e prevenir a constipação.
LEIA TAMBÉM: Chá de folha de louro, limão e maçã emagrece e seca barriga: “3 cm por dia”
Fonte de ômega 3 e 6, as sementes de chia auxiliam na redução do colesterol LDL (ruim) e no aumento do colesterol HDL (bom). As fibras também contribuem para a redução da gordura no sangue, otimizando a saúde cardiovascular.
MAS AFINAL, COMO CONSUMIR A CHIA PARA EMAGRECER? VEJA DICAS E RECEITAS
Depois de descobrir os benefícios da semente de chia, o Vitat listou algumas dicas para incrementar o alimento na rotina. Veja:
SUBSTITUTO DOS OVOS EM RECEITAS
O gel da chia age como um substituto natural do ovo em diversas receitas para dar liga e textura. Misture 1 colher de sopa de farinha de chia com 60 ml de água para obter um gel equivalente a 1 ovo.
LEIA TAMBÉM: Diurético natural emagrece até 7 kg em 10 dias: “Suco de militar”. Veja receita
COM IOGURTES E MISTURAS OVERNIGHT
Adicione 2 colheres de sopa de chia ao seu iogurte favorito e misture com 2 colheres de sopa de aveia. Deixe na geladeira durante a noite para um café da manhã nutritivo e saboroso. Complete com frutas frescas ou secas, mel ou granola.
SEMENTE DE CHIA COM ÁGUA DE COCO E SUCOS
Deixe duas colheres de sopa de chia imersas no seu suco ou água de coco por uns 30 minutos. Outras formas de consumir a semente:
Em mingaus e bolos;
Em vitaminas;
Por fim, sobre pratos quentes, como finalização.
LEIA TAMBÉM: Médico receita poderoso suco de maça e couve para limpar o fígado
CONSUMO DE CHIA DEVE SER MODERADO
De acordo com o Vitat, a chia oferece diversos benefícios à saúde. No entanto, seu consumo deve ser moderado, por possuir alto teor calórico. Em 25 gramas (cerca de duas colheres de sopa) fornecem 136 kcal.
“Por isso, os especialistas recomendam uma porção diária, cerca de duas colheres de sopa de chia, divididas em diferentes refeições. Isto é, de 25 a 30g por dia. Além disso, pessoas que são sensíveis à mostarda, sementes de gergelim, orégano ou tomilho também podem ser alérgicos a chia”, diz o site.
LEIA TAMBÉM: Semente de abóbora com magnésio aumenta imunidade? Veja benefícios
Pessoas que tomam anticoagulantes, medicamentos para problemas cardíacos ou diabetes precisam consultar seus médicos antes de consumir chia.
A chia possui propriedades que reduzem a pressão arterial, por isso, seu consumo deve ser moderado para pessoas com pressão baixa.
O alimento ainda absorve grandes quantidades de líquidos e pode expandir o esôfago quando consumida com água. Indivíduos com problemas de deglutição devem ter cuidado ao consumir chia.
LEIA TAMBÉM: Água com limão emagrece? Veja receita e como tomar shot para desinchar barriga