É comum escutarmos as pessoas dizerem que “na próxima segunda-feira vão iniciar as atividades físicas”. É quase um bordão! A verdade é que as pessoas têm vontade, sabem quais os benefícios relacionados à saúde e a estética, reconhecem a necessidade dos exercícios, mas não conseguem manter o ritmo ou estímulo para praticar atividade física.
O educador físico Jhonny Costa disse que muitas pessoas desistem por não se permitirem encontrar algo que realmente gostem de fazer. “A principal dificuldade que noto é a falta de persistência. Estudos já comprovaram que bastam 21 dias de uma atividade repetida para que ela se torne um hábito. Muitas pessoas não esperam passar essa fase, ou a realizam de maneira incorreta, com muitas faltas. A prática da atividade física deve ser constante, e se possível, sempre realizada no mesmo horário, assim é mais fácil fazer com que ela se torne um hábito”.
De acordo com o especialista, as pessoas devem parar de ver a atividade física somente como uma questão de vaidade, de estar esteticamente bem, mas, principalmente, a melhor maneira de garantir saúde e um envelhecimento saudável e mais independente, pois o corpo que não se movimenta vai perdendo funcionalidade e massa magra, que são os músculos.
Muitas pessoas não se sentem motivadas de praticar exercício sozinhas, elas preferem realizar atividades acompanhadas. “É interessante e uma maneira de estar mais motivado, pois assim, um não deixa o outro desistir. Pode ser uma boa opção para quem precisa de apoio extra para iniciar e até manter uma rotina de atividade física”, pontuou.
Hoje, com a vida corrida, muitas pessoas participam de grupos de conversa para se desafiarem a cumprir uma rotina de exercício e atividade física frequente. A advogada Elline Rodrigues é uma delas. “Passei a malhar e a comer melhor com um grupo que frequentei por 21 dias. Tratava-se de um desafio que nos motivava a malhar e a se alimentar de maneira saudável. Foi ótimo! Em um mês já emagreci 6 quilos”.
Confira algumas dicas
– A primeira é procurar uma atividade física que sinta prazer ao realizá-la. Programe sua rotina de exercícios;
– Fazer exames médicos para saber se tem alguma restrição ou ponto de atenção;
– Estabelecer metas para serem alcançadas é motivador e ajuda muito nesse início;
– Começar devagar. Não adianta correr atrás do prejuízo de uma só vez. Dê tempo ao tempo;
– Respeite os limites do seu corpo. Se estiver doente ou extremamente cansado, não vá! Descanse nesse dia;
– Hidrate-se. Beber água é fundamental;
– Alimente-se de maneira equilibrada e se possível é interessante ter um acompanhamento nutricional.