Saúde

Conheça alimentos que ajudam a eliminar peso e melhoram a saúde

Quando consumidos uma vez por dia, esses alimentos previnem doenças cardiovasculares, neurológicas e combatem até o alzheimer

Foto: Divulgação
Reconhecer o potencial vitamínico dos alimentos ajuda a elaborar um cardápio mais nutritivo e ingerir o que for melhor de acordo com a sua individualidade

A falta de conhecimento a respeito dos alimentos muitas vezes impossibilita as pessoas de mudarem o estilo de vida por meio da alimentação saudável. O que muita gente não sabe é que existem “superalimentos” para o dia a dia, que são capazes de melhorar a saúde, prevenir doenças e auxiliar na perda de peso, quando consumidos diariamente.

Um exemplo é a ingestão de ovos, coco e chás. Quando consumidos uma vez ao dia, melhoram parâmetros lipídicos em doenças cardiovasculares e neurológicas, como o Alzheimer. A nutricionista Estela Reginatto explica a importância dos alimentos e a forma como atuam no organismo. “O ovo é uma excelente fonte de nutrientes, contém proteína de alto valor biológico, fornecendo todos os aminoácidos essenciais, além de diversas vitaminas como riboflavina, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12. Além disso, também contém importantes minerais como zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro. É rico em ômega 3 e compostos ativos (luteína e zeaxantina)”, listou. 

Benefícios: 

– Aumento dos níveis de HDL-colesterol;

– Redução dos níveis de LDL-colesterol;

– Ação anti-inflamatória – por possuir em sua composição ômega 3;

– Melhoram a memória e cognição – por possuir a colina em sua composição;

– Previnem a catarata e degeneração macular – pela ação da luteína, zeaxantina, vitamina D e E;

– Aumenta a saciedade;

A nutricionista destaca que vale lembrar que de acordo com várias pesquisas a melhor forma de consumir os ovos e manter seus benefícios é cozinha-los por sete minutos. 

COCO

O coco é considerada uma das frutas mais saudáveis do mundo. Ele é composto em sua maior parte (64%) por gorduras que trazem inúmeros benefícios a saúde. A polpa do coco ou o seu óleo previnem a formação de tumores, e auxiliam na prevenção e tratamento da doença de alzheimer e possuem ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, além de estimular a produção de enzimas que aumentam a imunidade e combatem substâncias causadoras do câncer.

Através da presença de ácidos graxos na polpa e no óleo, os nutrientes da fruta vão diretamente para o fígado e lá são transformados em fonte de energia rápida. O que o torna ainda mais indicado a pacientes com diabetes, já que o triglicerídeo de cadeia média não precisa da insulina para ser absorvido.

Benefícios do coco seco e do óleo:

– Apresenta propriedades antivirais, antifúngicas e antibacterianas;

– Potente antioxidante e antitrombótico – por possuir vitamina E e ácido gálico;

– Auxilia na redução do LDL;

– Auxilia no aumento do HDL;

– Auxiliam na prevenção da Doença de Alzheimer, doenças cardiovasculares, câncer, diabesidade (diabetes + obesidade) e infecções;

– Contribuem significativamente para o metabolismo energético do cérebro;

– Fortalecem o sistema imunológico;

– Ação contra parasitas;

Estudos realizados na Índia permitiram concluir que o consumo de coco seco promove a eliminação de 90% dos parasitas presentes no organismo.

Já a água de coco é uma excelente fonte de sódio e potássio, o que a torna uma potente aliada para manter a hidratação do corpo e prevenção de cãibras. A água de coco é indicada no processo de desidratação por ser rica em minerais como: cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro, e vitaminas como as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C – que conferem também ao coco a ação antioxidante. “Leve pedaços de coco seco em sua bolsa e nos horários de intervalo das refeições consuma o coco, além de todos os benefícios citados acima você se sentirá saciado e ainda vai ter o benefício do emagrecimento e regulação da sua função intestinal”, explica a nutricionista.

CHÁS

Os chás são riquíssimos em compostos que trazem inúmeros benefícios a saúde, como auxílio no sono, melhora no processo digestivo, ação calmante, ação cicatrizante, ação diurética, auxilio na perda de peso e incontáveis benefícios. O chá que era consumido como medicamento, passou a fazer parte do gosto popular devido as suas características organolépticas.

No mundo existem mais de 3 mil variedades disponíveis, algumas puramente medicinais, outras deliciosamente agradáveis ao paladar. O chá preto é responsável por 75% do chá consumido no mundo e o chá verde, por apenas 22%.

Os compostos presentes nos chás são denominados de fenólicos e são biologicamente ativos-flavonoides, catequinas, polifenóis, alcaloides, vitaminas, sais minerais, entre outros-, que contribuem para a prevenção e o tratamento de várias doenças. “O chá verde, muito conhecido em nosso País, tem demonstrado resultados positivos, em pesquisas, em relação a diminuição do risco cardiovascular pela ação dos flavonoides. Vale lembrar que os chás precisam ser consumidos diariamente para que os seus benefícios possam ser percebidos quando usados com o objetivo medicinal”, ressalta Reginatto. 

Algumas indicações 

– Camomila; 

– Chá de cavalinha;

– Chá de gengibre;

– Chá de hibiscus;

– Chá de hortelã.