O novembro azul é um mês mundialmente conhecido por alertar e conscientizar os homens a respeito das doenças masculinas, especialmente na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os indicadores mostram que 10% dos homens, por volta de 70 anos, contrai câncer de próstata. E está em segundo lugar dentre os cânceres que mais acometem os homens após os 50 anos de idade.
O médico, Wesley Schunk alertou sobre a importância de alguns alimentos para a prevenção ou possível postergação desse tipo de câncer. Esses alimentos devem ser incluídos na alimentação, e muitos dele tem seus benefícios comprovados.
“Hoje vários estudos comprovam os benefícios do tomate para neutralizar células cancerígenas na região da próstata. Esses estudos se iniciaram em uma colaboração entre as universidades de Cambridge, Oxford e Bristol. O fato é que licopeno, pigmento que dá a cor vermelha ao tomate, tem a poderosa ação de neutralizar a multiplicação das células cancerígenas da próstata. E mais, se consumido após ser aquecido, como em forma de molho, seu poder é ainda maior”, disse o médico.
Wesley frisou que quando consumido in natura ele também mantém a substância, porém ela fica mais evidente exposta ao calor. Pode ser consumido sem exageros. Apenas as pessoas com pré-disposição a problemas renais devem ter atenção e consumi-los sem sementes.
O médico também indica a maneira correta para lavar o fruto e vê-lo livre de agrotóxicos, caso não sejam orgânicos: “Para garantir uma boa lavagem e retirarmos o máximo dos produtos químicos utilizado nas plantações mergulhe os tomates num recipiente com 1 litro de água mais uma colher de sopa de água sanitária. Deixe-os ali por 15 minutos e depois lave e enxágue”.
Outros alimentos também contribuem para manter a próstata longe das células cancerígenas. “O Salmão é rico em ômega 3, o que contribui por atrasar o desenvolvimento de possíveis tumores na região da próstata. O Chá Verde, é rico em catequinas que intervém na redução dos níveis de indicadores comprovadamente perigosos ao câncer”, disse o médico.
A Cúrcuma tem poder anti-inflamatórios e antioxidante, além de ser eficaz no tratamento do câncer. A Romã também age como poderoso antioxidante; a Pimenta Caiena é rica em Capsaicina e tem propriedades curativas que ajuda a combater o câncer.
Outro alimento que merece ser mencionado e tem grande aceitação é o Brócolis. “Esse alimento é rico em quantidades de sulforafano, que possui propriedades purificadoras e anticâncer. A Castanha do Pará é rica em selênio e zinco mineiras essenciais para saúde da próstata”, completou.