O sol é responsável por muitos efeitos no corpo, principalmente na pele. Chapéus, óculos de sol e protetores solares são grandes aliados na hora de se prevenir. Mas, os olhos, unhas e cabelos também sofrem consequências quando a exposição ao sol é feita de forma exagerada. Os dermatologistas aconselham se proteger do sol até mesmo em dias nublados.
Quem tem olheiras deve ter cuidados redobrados no verão, pois os raios solares estimulam a pigmentação local. De acordo com a dermatologista, Alessandra de Melo além do sol, outros hábitos comuns nessa época agravam o problema, como dormir pouco, não retirar a maquiagem e exagerar na bebida alcoólica. “Quem tem olheiras deve ter um estilo de vida saudável. O uso de óculos solares com proteção UV é indicado como prevenção, assim como um bom filtro solar. Hidratantes lubrificantes, que estimulam a circulação também são indicados”, ensina a médica.
Fios bem cuidados
A dermatologista, Ana Flávia Moll explica que deixar o cabelo secar com água do mar danifica os fios. “Os grãos de sal funcionam como uma lente de aumento e ressecam os fios, intensificando a ação da radiação solar. Por isso, depois da praia, é fundamental enxaguar o cabelo com água do chuveiro ou com água mineral”, esclarece. No entanto, a água da piscina agride mais os cabelos do que a água do mar. Isso acontece porque os produtos químicos usados para tratar a água alteram a cor, ressecam e enfraquecem os fios. Por isso, antes de mergulhar, tanto no mar como na piscina, é muito importante aplicar nos cabelos produtos que ajudam a proteger os fios, com filtro solar e componentes hidratantes.
Cabelos verdes e quebradiços
As loiras que ficaram com os cabelos verdes por causa do cloro da piscina, podem usar o xampu anti-resíduo uma vez por semana (nunca mais do que isso). A dermatologista, Alessandra de Melo orienta a hidratar os cabelos com condicionador específico para o seu tipo de cabelo. Para não agravar a situação, evite químicas pesadas ou qualquer dano térmico frequente. Aparar as pontas ajuda, assim como aplicar cremes específicos de reparação.
Mas não aplique o creme na raiz para não dar caspa. Faça hidratação uma ou duas vezes por semana, deixando o creme por uns 30 minutos no cabelo, com uma touca simples de banho. Não prenda as madeixas com elásticos muito apertados, porque quando tirá-los ou mergulhar no mar, podem danificar ainda mais os fios. Para passar o verão com os fios fortes e bonitos, os chapéus e bonés são ótimos parceiros para evitar os danos causados pelos raios ultravioletas.
Unhas fracas
Devido ao calor, as unhas podem ficar mais fracas e quebradiças e por isso também merecem atenção. Para mantê-las fortes e saudáveis, Ana Flávia Moll explica que é importante hidratá-las com produtos específicos para unhas e cutículas, usar base recuperadora rica em queratina ou uma combinação de base e esmaltes com princípios ativos, como D-Pantol e o óleo de macadâmia, que restabelecem a estrutura, aumentando a elasticidade e a resistência.
A dermatologista ressalta que a combinação do calor com a umidade também contribui para o aparecimento de micoses, que se manifestam principalmente nas unhas dos pés. “Elas são causadas por fungos que se alimentam da queratina, presente nas unhas”. No verão, ela recomenda optar por sandálias e chinelos, em vez de sapatos e tênis, que como são fechados e escuros, favorecem a umidade, propiciando a proliferação de fungos.