Você sofre com dores abdominais, gases ou diarreia? Esses podem ser sinais de que você tem intolerância à lactose. No entanto, muitas pessoas costuma confundir sintomas da intolerância com os da alergia alimentar.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Por isso, segundo os médicos e especialistas, é sempre importante buscar orientação médica para identificar e saber como tratar o quadro.
“A definição correta de intolerância alimentar é quando um indivíduo, após consumo de determinado alimento, vivencia uma série de sintomas exclusivamente gastrointestinais, como dor abdominal e diarreia. Eles são desencadeados por uma deficiência enzimática que impossibilita a completa digestão de um determinado nutriente, muito frequentemente um tipo de açúcar, que fermenta no intestino“, explica a nutricionista Andreia Naves.
INTOLERÂNCIA À LACTOSE OU ALERTA?
A intolerância à lactose ocorre quando há um desconforto no trato digestivo devido à incapacidade do organismo de digerir o açúcar do leite. Nesses casos, os pacientes são melhor tratados por gastroenterologistas.
LEIA TAMBÉM: Receita: suco detox de maca peruana seca barriga e emagrece
A alergia ao leite, por outro lado, é uma reação do sistema imunológico à proteína do leite ou de outros alimentos, como o ovo. Esta condição requer cuidados e acompanhamento de médicos alergistas e imunologistas. Isso porque podem ocorrer reações graves e até fatais no quadro do paciente.
SINTOMAS
Intolerância à lactose
Dor de barriga, barriga inchada, gases e diarreia são alguns dos sintomas mais recorrentes em pacientes com intolerância à lactose. A reação costuma demorar e varia conforme quantidade de leite ingerido.
Alergia alimentar
Os sintomas da alergia alimentar podem variar consideravelmente, desde manifestações cutâneas como urticária e inchaço até sintomas gastrointestinais como diarreia e vômitos.
LEIA TAMBÉM: Após investigação de problema de saúde, mulher descobre ter 21 irmãos
Além disso, podem ocorrer sintomas respiratórios, como falta de ar, e até sintomas cardiovasculares, como queda da pressão arterial. Neste tipo de quadro, a reação do sistema imunológico é quase que instantâneo.
ALIMENTOS QUE PODEM PROVOCAR ALERGIAS
Existem oito alimentos principais conhecidos por desencadear alergias alimentares, incluindo leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar.
No entanto, outros alimentos, como sementes e algumas frutas, também podem desencadear reações alérgicas.
*Com informações do Portal R7.