O jejum intermitente ganhou muita popularidade nos últimos anos e quem vive esse estilo de vida garante que seus diversos benefícios são reais, além de ser simples, fácil, eficiente, é gratuito. As pessoas estão interessadas e querendo saber mais sobre essa técnica para alcançar um corpo saudável e mais magro.
O médico Wesley Schunk é referência no assunto e tem encantado seus pacientes com a indicação bem orientada dessa técnica milenar.
O que é o jejum intermitente?
Jejum intermitente é um método eficaz de detoxificação e purificação do organismo, onde é programado as horas de abstenção de calorias e a janela de alimentação. “Nesse período, utiliza-se como fonte de energia as próprias gorduras estocadas e é nessa fase de descanso que o organismo consegue se reorganizar, pois o nosso corpo tem uma capacidade muito grande de autocura, basta darmos as condições ideais a ele”, Wesley Schunk.
Segundo Schunk , os hábitos modernos nos distanciaram dessa prática, e hoje, por crenças enraizadas temos a falsa convicção que comer de 3 em 3 horas mesmo sem fome é o mais saudável, além de não sabermos mais diferenciar o que é fome de verdade ou vontade de comer .
Quais os benefícios do jejum intermitente?
Os benefícios do jejum vão muito além do emagrecimento de forma rápida, seguro e eficiente. Essa prática é capaz de melhorar a saúde física, mental e espiritual.
Dentre os diversos benefícios além da perda de peso estão: aumento de energia e vigor físico, fortalece a imunidade, melhora cognição e memória, promove autofagia e renovação celular livrando o corpo de células danificadas, reduz o risco de doenças neurodegenerativas, modula e aumenta o hormônio da saciedade ( leptina ), diminui a insulina e controla o açúcar no sangue, diminui os marcadores inflamatórios, aumenta a longevidade e quem pratica garante que fortalece a fé e a conexão com o divino.
Quais doenças podem ser prevenidas quando fazemos uso do jejum intermitente?
Obesidade, diabetes, hipertensão, esteatose hepática (gordura no fígado ) , doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson, doenças cardiovasculares , câncer e melhora sintomas de compulsão alimentar e da ansiedade.
Quais são os principais benefícios sentidos pelas pessoas que adotam esse estilo de vida?
“O jejum alivia a ansiedade e o nervosismo, limpa a mente de pensamentos e sentimentos negativos, alivia o stress, aumenta a clareza dos pensamentos e raciocínio, aumenta a capacidade do seu corpo de prevenir e combater doenças e elimina as toxinas que podem fazer você se sentir lento ou deprimido”, destacou o especialista.
Existe uma única maneira de fazer jejum ou cada um pode adotar a sua maneira?
Existem sete principais tipos de jejum intermitente que podem ser realizados, são eles:
– simples: 12 horas de jejum por dia
– iniciante: 14h de jejum por dia
– intermediário: 16h de jejum dois dias por semana
– ciclo: 16h de jejum três vezes na semana
– avançado: 16h à 18 horas de jejum por dia
– guerreiro: 19h à 20h de jejum por dia e de 24h/1: 24h de jejum um a vez na semana.
Como quebrar o jejum?
Consuma comida de verdade durante o período que não estiver de jejum, como verduras, proteínas limpas, gorduras boas, saladas e frutas.
Todas as pessoas podem praticar?
A contraindicações são para gestantes, lactantes nos primeiros meses, diabéticos tipo 1, portadores de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia, pessoas com baixo peso ou magreza excessiva, idosos sarcopenicos e crianças.
Lembrando que se houver alguma condição especial, sempre fazer o jejum apenas com orientação e acompanhamento médico.