Temperaturas altas e forte calor. Todo esse clima de verão contribui para mudanças na alimentação com um único objetivo: se refrescar! Picolé, sorvete, açaí são alguns dos itens que têm sido consumidos pelos capixabas nessa estação. Segundo o Sindicato da Indústria Alimentar de Congelados, Sorvetes, Concentrados e Liofilizados no Estado do Espírito Santo (Sincongel), a venda desses produtos teve aumento de 20%. Embora o consumo seja ótimo para os dias mais quentes, é preciso ter cuidado com excesso, pois eles podem prejudicar a saúde bucal. Veja algumas dicas e cuidados com a alimentação neste verão.
Mantenha a escovação
Apesar de muitos saborosos, sorvetes, açaís e picolés possuem açúcar em sua composição e podem estimular a proliferação de bactérias, causando outros problemas. “O maior problema, nesse caso, ocorre quando há um grande consumo desses alimentos, seguido de uma falta ou má higienização. É preciso lembrar de escovar os dentes após consumir esses produtos, já que restos de alimentos na boca podem acarretar em cáries”, alerta a dentista Catarina Riva.
Atenção com os alimentos cítricos
Alimentos cítricos e ácidos como limão, abacaxi, tomate, kiwi, isotônicos e refrigerantes também devem ser consumidos com moderação. “Além de potencializarem a sensibilidade nos dentes, em excesso podem corroer o esmalte, o que pode causar desconfortos e até dores”, aconselha a dentista.
Beba com moderação
Os drinks parecem ser uma ótima opção para espantar o calor. Contudo, assim como os refrigerantes, seu consumo deve ser moderado, pois as bebidas alcoólicas são extremamente ácidas. “O ideal seria evitar o consumo, mas quando feito é bom realizar um enxágue com água e esperar pelo menos uma hora e meia para escovação. Uma vez em contato com os dentes, o álcool provoca desgaste no esmalte, comprometendo toda sua estrutura”, alerta Catarina Riva.
Use as frutas ao seu favor
Nem sempre é possível realizar a limpeza correta nos dentes, mas algumas frutas podem contribuir na promoção da limpeza bucal, como é o caso da maçã. “Por ser fibrosa e dura, o consumo da maçã promove certo atrito entre os dentes removendo micro-organismos provenientes da placa bacteriana, presente em nossa cavidade bucal. Esse próprio ato de mastigar facilita na remoção desses resíduos e bactérias gerados durante a alimentação, além disso, as fibras presentes na maçã são importantes porque aumentam a produção de saliva e aumentam o ph da boca, diminuindo a acidez e evitando que haja o crescimento de bactérias que causam problemas bucais” indica Catarina Riva.