
A maioria das pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Linhares, no Norte do Espírito Santo, está curada. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade já tem 40 pessoas livres da doença.
Pacientes clinicamente curados são aqueles que não apresentam mais nenhum sintoma e, por isso, saem do isolamento. Isso quer dizer 71,4% das pessoas que contraíram a doença na cidade.
Um dos casos é o do psicólogo Paulo Ferri, de 35 anos. Ele foi um dos primeiros moradores de Linhares a contrair a doença. Paulo foi diagnosticado com o coronavírus depois de retornar de uma viagem ao Rio de Janeiro, na primeira quinzena de março. No final daquele mês, ele recebeu o resultado de cura.
Ele conta que não sentiu mais nada de lá para cá, mas que, mesmo assim, se mantém em isolamento. Ele diz que trabalha em casa, com atendimentos online. Mas que, em alguns casos, vai ao consultório.
“Não apresentei nenhum tipo de recaída, sintomas, algo nesse sentido. Posso ter uma vida normal, mas só que ninguém está tendo uma vida normal, né? Então, eu também tenho me mantido no máximo de distanciamento social possível. O que tenho feito é ir ao meu consultório para atender pessoas que não tem evoluído bem no atendimento online e fazer as minhas compras”, conta.
Paulo também passou por novos exames que, segundo o psicólogo, comprovaram que o organismo dele já produz anticorpos que podem neutralizar o coronavírus.
“Eu fiz um exame de sangue mais complexo e identificaram que eu já tenho anticorpos contra o coronavírus. Então, isso me deixa mais seguro para eu poder me movimentar. Mas a indicação que todos têm sobre o distanciamento eu continuo mantendo”, explica.
Um outro caso de cura na cidade é o de uma idosa, de 86 anos, que ficou quase uma semana internada no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus. Por causa da idade, ela era do grupo de risco. Mas recebeu alta e deixou o hospital sob palmas e a comemoração de toda a equipe médica.
Comparativo
Em Linhares são 56 confirmações de Covid-19. Depois dos municípios da Grande Vitória, a cidade é a que tem mais casos. Mas, também, registra uma porcentagem maior de curados em comparação com outros municípios.
De acordo com o Painel Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Guarapari, por exemplo, na Região Metropolitana, tem 58 casos confirmados de coronavírus e 19 curados. Isso representa 32,7% de pessoas livres da doença. Em Vila Velha, onde há o maior número de casos no estado, com 936 confirmações, 90 receberam o laudo de cura. Ou seja, 9,6% do total de infectados.