Especialistas acreditam que é “absolutamente possível” que o coronavírus seja contraído pelos olhos. O contágio poderia acontecer quando a pessoa leva as mãos infectadas aos olhos. De acordo com o médico oftalmologia do Hospital de Olhos de Vitória, Renato Vieira Gomes é muito comum que algumas viroses, como as conjuntivites, sejam transmitidas dessa maneira.
“Sabemos da possibilidade de se contrair infecções pelos olhos, e essa é uma forma até comum de contágio. As pessoas tem o mau hábito de coçar e esfregar os olhos o que já não é recomendado por vários motivos porém nesse caso, as mãos podem levar o vírus de uma superfície ao olhos contaminando indivíduo. O caminho contrário também pode acontecer quando uma pessoa contaminada esfrega os olhos e toca objetos e superfícies disseminando o vírus. Por isso os cuidados e recomendações de higiene com as mãos e de não tocando os olhos”, disse.
A suspeita começou quando um médico chinês disse ao tablóide South China Morning Post(SCMP) que contraiu o novo coronavírus pelos olhos, por não ter utilizado proteção ocular adequada ao visitar pacientes na cidade de Wuhan, onde a epidemia se iniciou.
“Essa situação levou a uma série de estudos confirmando que gotículas eliminadas na tosse e espirros assim como podem contaminar a parte respiratória pode também contaminar os olhos diretamente o que reforça a recomendação de obstruir esse caminho cobrindo a boca durante essas situações”, disse Gomes.
No Brasil, os números continuam crescendo e temos casos de morte reforçando que devemos manter a atenção máxima.
“Os cuidados devem ser rigorosamente seguidos. A transmissão existe, se dá de diferentes formas por isso é fundamental manter as mãos limpas, lavando sempre que possível e quando não usando álcool gel; evitar levar mãos aos olhos; evitar lugares com muita gente e infelizmente além das medidas de higiene as medidas restritivas diminuindo a circulação das pessoas são as melhores formas de reduzir o contágio”, alertou o médico.
O que é o coronavírus?
Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.