Saúde

Coronavírus: primeiro caso de transmissão local da doença no estado é de Linhares

Morador teve contato com parente infectado que veio do exterior

Foto: Reprodução
Já são quatro casos confirmados da doença no estado. 

O primeiro caso de transmissão local do coronavírus, aquele que ocorre dentro do estado, foi registrado neste sábado (14) no Espírito Santo. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-COVID-19). Além deste caso, um outro foi confirmado.

Desta forma, o número de pessoas infectadas pelo COVID-19 no Espírito Santo subiu para quatro. Além disso, há 98 casos suspeitos da doença. Das 156 notificações até o momento, 54 foram descartados.

O registro de transmissão local é de um morador de Linhares, no Norte do Espírito Santo. Ele é cunhado do homem que veio da Inglaterra e que foi diagnosticado com a doença enquanto visitava parentes em Vila Velha. Esse paciente deixou o município e foi para São Paulo, apesar da determinação para que ficasse em isolamento. Ele foi localizado pela Polícia Federal e está isolado num hotel na capital paulista. O paciente que veio da Inglaterra e o cunhado dele estiveram juntos há poucos dias.

Na sexta-feira (13), um comunicado da Prefeitura de Linhares informou que duas pessoas foram atendidas no Hospital Geral de Linhares (HGL), onde médicos colheram amostras de sangue. O material foi encaminhado para análise ao Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen), na Grande Vitória, que confirmou um caso e descartou o outro.

Por causa do contágio ocorrido dentro do estado, a partir de agora os municípios de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, na Grande Vitória, além de Linhares, no Norte do estado, passam a ser considerados como áreas com transmissão local do novo coronavírus. O que, segundo a Sesa, não quer dizer que o vírus esteja circulando nessas cidades, mas que a possibilidade de se infectar é maior.

Segundo o Secretário da Saúde, Nésio Fernandes, este momento já era previsto. Ele lembrou que o estado, diante da criação de uma Sala de Situação, apresentada nessa sexta-feira (13), em coletiva junto ao governador Renato Casagrande e demais secretários, vai atualizar as orientações diariamente. O secretário ressaltou que podem ser adotadas medidas mais enérgicas caso surjam novas situações de transmissão comunitária.

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, adotadas pelo estado do Espírito Santo, ainda não há necessidade de cancelamentos de atividades escolares, instalação imediata de regimes de teletrabalho e cancelamento de reuniões técnicas.