Saúde

Coronavírus: sobe para 488 o número de casos no país; ES tem cinco em investigação

São Paulo tem o maior número de casos do país, com 130 em investigação

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde atualizou, durante uma coletiva na tarde desta terça-feira (03), o número de casos do coronavírus. Até o momento, foram registrados 488 casos suspeitos no país e dois confirmados em São Paulo. Outros 240 já foram descartados. No Espírito Santo, cinco casos estão sendo investigados e seis  foram descartados.

São Paulo tem o maior número de casos do país, com 130 em  investigação. No sudeste, Rio de Janeiro tem 62 casos em investigação e, em Minas Gerais, 58 pacientes estão com a suspeita da doença.

Segundo o secretário executivo do Ministério, João Gabbardo dos Reis, a partir desta terça-feira (03), o foco do Ministério será na prevenção da circulação dos vírus da gripe e do coronavírus, além de intensificar a conscientização da população.

De acordo com Wanderson de Oliveira, secretário de Vigilância de Saúde, até o momento, o foco das equipes estava no trabalho de levantamento dos casos suspeitos e das estáticas de evolução da circulação do vírus no mundo. “Isso não significa que o país irá deixar de criar estratégias de contenção. O Ministério trabalha para conter a circulação do vírus dentro do país”, afirmou Wanderson.

Os secretários orientam para que, caso alguém que tenha visitado os 26 países apresente sintomas leves, peça orientações pelo Disque Saúde 136. Apenas pessoas com sintomas graves devem procurar unidades de saúde. Desta forma, devem ser evitados a circulação de outros vírus, como o H1N1 e H1N3, no país. 

Seis países confirmaram novos casos de coronavírus, dentre eles, a Argentina. Segundo Wanderson, o país tem um plano semelhante ao Brasil para tratar pessoas infectadas e está preparado para evitar a circulação do vírus. 

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.