Saúde

Corticoides, gestação e ganho de peso excessivo causam estrias

Alimentação rica em vitamina C e hidratação diária da pele são maneiras de prevenir o surgimento das estrias

Foto: Divulgação
Marcas na pele acometem principalmente as mulheres. Gravidez é um dos fatores agravantes para o surgimento das estrias. 

Conhecidas por serem marcas permanentes, as estrias costumam ser uma das principais causas de incômodo de homens e, principalmente, mulheres em relação à estética de seus corpos. As estrias são lesões na epiderme e na derme causadas pela destruição de fibras elásticas na pele. 

Suas causas mais recorrentes dizem respeito ao ganho de peso excessivo, à gestação, ao uso de corticoide e de alterações hormonais. Podem se apresentar de duas formas: vermelhas ou brancas, sendo a segunda de caráter mais definitivo, pois são mais antigas. Desta maneira, os tratamentos iniciados nesta fase dificilmente trazem uma melhora significativa.

No entanto, surge no mercado um tratamento que promete mudar esta realidade. O Striort pode trazer resultados significativos, que contam com uma melhora de até 80% na aparência das estrias brancas já na primeira sessão. É um método não invasivo e não-cirúrgico, no qual sua aplicação se dá pela combinação do uso de um aparelho a vácuo e cosmecêuticos genuinamente ortomoleculares, que trabalham a vascularização da região afetada, estimulando a regeneração das fibras de colágeno.

Segundo a fisioterapeuta pós-graduada em dermatofuncional, Andressa Moraes, o tratamento é indicado para todas as pessoas, exceto gestantes e lactantes. Ela afirma, também, que certos cuidados são indispensáveis na prevenção e na manutenção de uma pele saudável e sem estrias. Uma boa alimentação, rica em vitamina C, e uma boa hidratação do corpo e da pele são algumas das dicas para se levar em conta no dia a dia para prevenir as estrias. “O melhor de tudo é que esses cuidados podem ser feitos em casa”, finalizou a dermato.