
Durante coletiva realizada pela internet na tarde desta quinta-feira (19), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, informou estar providenciando novos testes rápidos para o coronavírus.
Até o momento, os testes eram realizados pelo Ministério da Saúde. Após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para oito kits de teste rápido do vírus, o governo do Espírito Santo deve providenciar o material. Casagrande explicou que está em contato com fornecedores, e que até a próxima semana, deve ter mais informações definidas sobre o assunto.
Casagrande ressaltou ainda a necessidade de ter hospitais de referência no atendimento para os casos. Na região da Grande Vitória, o Hospital Jayme Santos Neves e o Hospital Dório Silva, ambos na Serra, e Hospital Estadual de Vila Velha serão referência para o atendimento. Na região, serão quase 200 leitos reservados para atendimento de casos da doença.
O interior do Espírito Santo também devem ter leitos de referência para o tratamento da doença. Dentre as cidades que irão ter os leitos reservados estão: Cachoeiro de Itapemirim, Baixo Guandu, Colatina e São Matheus.
De acordo com Casagrande, apesar de não haver nenhum caso grave no estado, o governo já prevê que 300 leitos de UTI sejam preparados para possíveis atendimentos futuros.