A baixa adesão à imunização contra a covid-19 em crianças tem feito as prefeituras da Grande Vitória mudarem as estratégias de vacinação.
Os números mostram que as autoridades da saúde terão mais trabalho do que imaginavam para atingir o objetivo de 90% das crianças vacinadas contra a covid-19.
Em 24 horas, o Espírito Santo vacinou mil crianças entre 5 e 11 anos. Ao todo, são quase 83 mil, o que dá 21% de cobertura vacinal. Em São Paulo, por exemplo, já são 50% das crianças vacinadas, o equivalente a 2 milhões de doses aplicadas.
Em Vila Velha, a cobertura está em 21%. No município, as últimas vagas abertas para imunização dos pequenos ainda não foram totalmente preenchidas.
Nos primeiros dias de imunização das crianças no ginásio do Tartarugão faltavam cadeiras para tanta gente esperando. Havia famílias, inclusive, esperando nas arquibancadas. Pouco mais de duas semanas depois, o cenário é bem diferente.
A Secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, disse que o município está planejando outras estratégias para agilizar a vacinação.
“Nós estamos planejando vacinar nos bairros a população infantil por livre demanda. Estamos ajustando esse caminho para que ele seja tão organizado quanto o Tartarugão está hoje”, disse.
Cariacica imunizou pouco mais de 10 mil crianças entre 5 e 11 anos, o que corresponde a 25% deste público. Em relação à procura, a prefeitura informou que todas as vagas ofertadas em agendamento estão sendo ocupadas.
A Semus disse ainda que está com novas vagas para a vacinação contra a covid-19. O agendamento já está disponível no site vacinaeconfia.es.gov.br. A vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde que possuem salas de vacina.
A Secretaria de Saúde da Serra disse que, no agendamento on-line aberto nesta segunda (07), foram ofertadas 1.098 vagas destinadas para imunizar as crianças entre 5 e 11 anos. Neste momento, a vacinação contra a covid-19 no município acontece apenas mediante agendamento.
Quanto à procura pela vacina destinada ao público infantil, a prefeitura explicou que a maioria das vagas disponibilizadas são preenchidas, no entanto, ainda há uma baixa procura na faixa de 5 anos. Cerca de 8 mil crianças entre 5 e 11 anos foram vacinadas na Serra contra a covid-19.
Vitória tem a maior cobertura entre os municípios da Região Metropolitana: 31%. A Secretaria de Saúde da Capital começou a campanha infantil no dia 15 de janeiro. Ao todo, são 31.340 crianças nessa faixa etária na cidade e, até o momento, 9.974 crianças foram vacinadas
Segundo a prefeitura, a procura pela vacina tem sido satisfatória. Todas as vagas disponibilizadas no agendamento têm sido preenchidas.
*Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/Record TV.