Saúde

Covid-19: crianças de 3 a 5 anos imunossuprimidas também poderão ser vacinadas

Nota Técnica do Ministério da Saúde indica o escalonamento de idades para a imunização, porém, no Estado, a vacinação ampla para estas idades

Foto: Agência Brasil/ Tânia Rêgo

A secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atualizou as orientações sobre a vacinação de crianças de 3 a 5 anos,  após a incorporação da Coronavac ao Programa Nacional de Imunização (PNI) pelo Ministério da Saúde. A Nota Técnica Nº 26/2022, pode ser acessada no link disponibilizado pela Sesa.

A vacinação, agora, passa a valer para todas as crianças nesta faixa etária, inclusive as imunossuprimidas. Ainda de acordo com a secretaria, embora a Nota Técnica do Ministério da Saúde indique o escalonamento de idades para a imunização, o Estado não seguirá. A vacinação, portanto, será ampla para estas idades.

A Sesa também está orientando que os municípios utilizem as doses disponíveis da Coronavac para oferta às crianças de 3 e 4 anos. Já para as crianças de 5 anos de idade, deverá ser disponibilizada a vacina da Pfizer, para a gestão do estoque enquanto aguarda o envio de novas doses do Ministério da Saúde ao Estado.