Os adolescentes de 12 a 17 anos de Domingos Martins já podem procurar as Unidades de Saúde do Município para tomarem a dose de reforço contra a Covid-19. Desde 1 de junho, a Secretaria municipal de Saúde está disponibilizando a vacina aos adolescentes desta faixa etária que tomaram a segunda dose do imunizante há, pelo menos, 4 meses.
Segundo informações emitidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a atualização ocorre em virtude do cenário epidemiológico em relação aos novos casos da Covid-19 em todo território brasileiro, além das evidências demonstrando a redução da resposta protetora do esquema de duas doses à variante Ômicron a esta população. O Ministério pontua ainda que o Brasil não atingiu coberturas vacinais ótimas, sendo necessário o reforço ao esquema primário de vacinação.
No dia 30 de maio, a SESA divulgou a Nota Técnica nº 15/2022, referente às orientações técnico-operacionais sobre o esquema de reforço em adolescentes de 12 a 17 anos. O documento determina que o esquema recomendado para a dose de reforço desse grupo, seja: quem recebeu Pfizer no esquema primário, receberá no reforço a vacina Coronavac; quem recebeu Coronavac no esquema primário, receberá no reforço a vacina Pfizer. Para os imunocomprometidos desta faixa etária, a vacina Pfizer deve ser utilizada exclusivamente.