
Nos próximos dias 01 e 02 de abril, sexta e sábado, o Espírito Santo terá um novo mutirão de vacinação contra a covid-19 e contra a gripe. Desta vez, além das crianças entre 5 e 11 anos de idade, os idosos com 60 anos ou mais serão contemplados. A previsão da secretaria de Estado da Saúde é de que grande parte dos municípios capixabas participe da campanha.
O objetivo é intensificar a imunização desses dois grupos prioritários. Cada cidade ficará responsável por definir os locais onde as doses serão aplicadas.
“Nós estamos lançando uma nova semana temática, com a vacinação das nossas crianças de 5 a 11 anos e também o segundo reforço dos nossos idosos. Acreditamos que a aplicação do segundo reforço irá mobilizar também aqueles idosos que estão em atraso com a aplicação da segunda e terceira doses para que atualizem seus esquemas vacinais”, destacou o secretario de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.
Nestes dois dias, assim como a vacina contra a covid-19, o imunizante contra a Influenza será disponibilizado pelos municípios. A expectativa é que ao buscarem a proteção contra a gripe, as pessoas acima de 60 anos com esquema da covid em atraso, aproveitem para atualizá-lo.
Importante lembrar que as vacinas da Influenza para 2022 já foram atualizadas com as cepas: H1N1, H3N2 e tipo B que estão em circulação atualmente.
Número de testes positivos para covid-19 caiu nas últimas duas semanas
A queda na circulação do coronavírus no Espírito Santo foi ainda maior nas últimas duas semanas. De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, na semana epidemiológica 11, a positividade no RT-PCR foi de 3.5%. Já na semana passada, que encerrou no último sábado, ela baixou para 1.6%. Como ainda falta uma atualização, a expectativa é que ela fique na casa dos 2.5%.
“As internações foram reduzidas também. Nós tínhamos ontem (domingo), 56 pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva da rede pública de saúde e 28 em enfermarias, totalizando 84 pessoas. Ainda alguns em investigação se de fato é covid ou não”.
LEIA TAMBÉM:
>> Covid-19: “ES pode ter dias sem mortes nas próximas semanas”, afirma secretário
>> Máscaras em academias: por que o uso não é mais obrigatório no ES?
>> Covid: 35 cidades do ES podem alcançar o risco muito baixo nos próximos dias. Veja lista