A secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou na tarde desta segunda-feira (07), o primeiro caso da BQ.1, subvariante da ômicron (covid-19), no Espírito Santo.
Nas últimas semanas, o número de testes positivos no Brasil vem aumentando. Os novos casos da doença já vinham provocando impacto na na China, Europa e também nos Estados Unidos.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
Segundo o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, a variante provoca casos leves, tem escape vacinal, porém, não há uma referência para casos graves.
“Não tivemos, aqui no Espírito Santo, um aumento de casos que leva à internações e óbitos. Tivemos sim, nas duas últimas semanas, um aumento pequeno de casos que muito provavelmente está vinculado à essa nova variante”, explica.
Reblin falou ainda sobre a importância da vacina, principalmente para quem ainda não completou o esquema vacinal e orientou a população para que, nesse caso, busque um posto de saúde.
“Portanto é importante que você que ainda não tomou a sua dose, recomendada para você, a segunda dose, a dose de reforço, procure um serviço de saúde para atualizar a sua vacina”.
No caso de suspeita de sintomas ou de contato com a alguém que testou positivo para covid-19, é recomendado fazer o teste. “Procure o município ou os pontos sob gestão do Estado para fazer seus testes e se você se sentir mais seguro, quando for frequentar um ambiente com mais pessoas, use a sua máscara”.
LEIA MAIS: Nova onda de covid-19: volto a usar máscara? Precisa de 5ª dose? Tire dúvidas