Neste sábado (17), acontece um novo ‘Dia D’ de imunização contra a covid-19 no Espírito Santo. Segundo dados da secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Estado caminha para finalizar 2022 com mais de 9 milhões de doses de vacinas contra aplicadas.
A ação será a última do ano nesses moldes e é mais uma oportunidade para que a população complete o esquema vacinal contra a doença.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
Apenas 24% da população elegível para a segunda dose de reforço (D4) buscou uma unidade de saúde para receber a vacina. Já com a primeira dose de reforço (D3), 51% da população.
Ainda de acordo com a Sesa, a vacinação contra a covid-19 já está disponível para toda a população acima dos seis meses de idade. Para o grupo de seis meses a menores de três anos de idade, a imunização acontece de acordo com operacionalização do município, seguindo a orientação da Resolução CIB nº 267/2022.
“Ainda temos uma baixíssima adesão de pais e responsáveis pela imunização das crianças contra a Covid-19. As vacinas são seguras e, o mais importante, protegem a nós e também as crianças de evoluir a casos graves e a óbito. Além disso, no dia D teremos a oferta de outros imunizantes, dando mais uma oportunidade para que a família atualize a caderneta de vacinação”, destaca o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.
Além das doses contra a covid-19, o ‘Dia D’ irá contemplar a chamada Multivacinação, com doses contra a Influenza, Meningite, Sarampo e outras vacinas de rotina. O principal objetivo da multivacinação é proporcionar que as pessoas coloquem em dia os esquemas incompletos ou que ainda recebam as vacinas que ainda não foram tomadas, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
A expectativa da secretaria de Estado da Saúde, baseada em levantamentos das Regionais de Saúde, é que cerca de 17 mil doses sejam aplicadas entre os imunizantes disponíveis.