Pelo menos mais quatro pontos de testagem para a detecção da covid-19 foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na Grande Vitória, nesta semana. Os novos postos estão localizados em Vitória, Cariacica e Serra e se somam aos mais de 900 espalhados em todo o Espírito Santo.
Na segunda-feira (21), começaram a funcionar os pontos de testagens de antígeno localizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) de Cariacica e na Arena Jacaraípe, na Serra.
O atendimento em ambos os locais ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O serviço é oferecido por livre demanda — ou seja, não é preciso fazer o agendamento —, com expectativa de 300 coletas por dia em cada local.
De acordo com a Sesa, os novos pontos estratégicos contam com as unidades móveis de testagem, anteriormente estacionadas no Fórum de Cariacica e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Serra, onde permanecerão até o próximo dia 5 de março.
Além desses, outros dois postos iniciaram, na quarta-feira (23), a testagem de antígeno para identificação do coronavírus na Grande Vitória. O serviço passou a ser disponibilizado no Centro Universitário Salesiano (UniSales), em Vitória, e no Terminal de Campo Grande, em Cariacica.
No UniSales, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. O público interno pode ter acesso ao local por meio da entrada principal, localizada na Avenida Beira Mar.
Na unidade, a testagem também ocorre por livre demanda. Entretanto, para a organização dos envolvidos no trabalho e do próprio público interno e externo, estão sendo distribuídas em média 200 senhas por dia, de acordo com a ordem de chegada.
No Terminal de Campo Grande, o cidadão também pode realizar o exame por livre demanda. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
O objetivo da Sesa em abrir mais postos de testagem é monitorar os casos de infecção pelo coronavírus no Estado e iniciar, de forma precoce, o isolamento e o tratamento adequados.
O gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, destacou a importância da testagem, principalmente aos cidadãos que apresentam sintomas gripais ou tiveram contato com casos positivos à doença.
“A testagem em massa é uma das nossas principais armas de enfrentamento à pandemia da covid-19, servindo como um termômetro para mensurar a situação do vírus em nosso Estado. O governo do Espírito Santo está em constante ampliação dos locais de testagem, disponíveis de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde Capixaba, para possibilitar que todos tenham acesso ao serviço”, ressaltou.
Em caso de pacientes sintomáticos que testaram negativo para covid-19 no exame de antígeno, a Sesa orienta que um novo teste rápido ou do tipo RT-PCR seja realizado após 48 horas do primeiro resultado.
LEIA TAMBÉM:
>> Carnaval | Sesa orienta fazer teste de covid antes de festas e viagem
>> Autoteste de covid: saiba preços e quando produtos devem chegar ao mercado
Outros pontos de testagem no Espírito Santo
Os mais de 900 pontos de testagem contra a covid-19 ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem ser acessados no site www.vacinaeconfia.es.gov.br, na aba “testagem”.
Para realizar o exame RT-PCR em pontos estaduais, é necessário realizar o agendamento prévio no site www.saude.es.gov.br/agendameto.
Com relação aos testes de antígenos em locais específicos que não ofertam por livre demanda, é preciso acessar a Plataforma Vacina e Confia e fazer o cadastro do cidadão interessado. Após esse processo, basta clicar na aba “adicionar agendamento” e selecionar teste covid-19.
Confira os principais pontos de testagem para detecção da covid-19 no ES:
– Hospital Jayme Santos Neves (HJSN): de segunda a segunda, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h. Somente teste de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Aeroporto de Vitória: de segunda a segunda, 24h por dia. Testagem apenas por agendamento e para pessoas que desembarcam. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
Também é realizado RT-PCR àqueles que necessitam desse tipo de exame por questões específicas, como viagens ao exterior, eventos, comprovação em locais de trabalho, entre outros.
– Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa): de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13 às 15h. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes): de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 16h. Testes de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Campus de Goiabeiras: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Somente testes de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Universidade Vila Velha (UVV): de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Somente teste de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba): de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h. Testes de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Hospital Estadual Central (HEC): de segunda a segunda, das 13h às 18h. Testes de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS): de segunda a sexta-feira, das 12h às 22h. Testes de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Faculdade Multivix, no Campus de Vitória: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h. Testes de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Rodoviária de Vitória: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Testes de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RT-PCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.
– Rodoviária de Colatina: de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h; na sexta-feira das 8h às 12h. Testes de antígeno. Caso o paciente seja sintomático e teste negativo no exame de antígeno, o teste rápido ou do tipo RTPCR deve ser realizado novamente após 48h do primeiro resultado.