Saúde

Covid-19: mundo bate recorde de casos em 24 horas

Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que, em apenas um dia, o mundo registrou 106 mil novos diagnósticos da doença

Foto: Reprodução / Agencia do Radio

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o mundo bateu o recorde de registros de novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Foram 106 mil novos registros, a maioria deles concentrados em apenas 4 países. De acordo com o mapa disponível na plataforma online da OMS, estes países seriam os Estados Unidos, Brasil, Rússia e Índia.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom diz que a organização está preocupada com o crescimento da pandemia em países de baixa renda. A OMS está tentando reforçar as redes de distribuição de material de proteção para garantir atendimento seguro às pessoas contaminadas e salvaguardar o trabalho de médicos e enfermeiros.

Plataforma científica sobre a covid-19

Tedros Adhanom anunciou a criação de uma plataforma científica comum sobre o novo coronavírus, para o compartilhamento de avanços nas pesquisas de tratamentos e vacinas. A plataforma, além de permitir uma troca mais rápida entre cientistas, também indica que a OMS busca que remédios que venham a ser aprovados ou um futuro imunizante tenham licenças abertas. 

O diretor-geral destaca que todos os países-membros da OMS estão convidados a aderir à plataforma.

Uma das maiores preocupações em relação ao desenvolvimento de vacinas é que elas sejam patenteadas de forma privada e, com isso, não possam ser replicadas e produzidas de forma universal. 

FONTE: Portal R7