Um estudo realizado por pesquisadores chineses com 191 pessoas em Wuhan mostra que pacientes com trombose têm maiores chances de desenvolver complicações se forem contaminadas pela covid-19. Segundo especialistas, isso porque a formação de coágulos sanguíneos pode obstruir o transporte de oxigênio pela corrente sanguínea e impedir o correto funcionamento do pulmão.
A trombose, também conhecida como Trombose Venosa Profunda (TVP), é a formação de um coágulo sanguíneo no interior de uma ou mais veias do corpo. Em 90% dos casos, a condição atinge os membros inferiores e causa grande desconforto, mas há o risco de um fragmento do coágulo se desprender e entrar na corrente sanguínea, em direção aos pulmões, provocando um quadro de embolia pulmonar.
Dra. Juliana Puggina, especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular, alerta para que pacientes com trombose tomem cuidados redobrados para evitarem a contaminação pela covid-19, em razão dos maiores riscos de graves complicações. “É importante, também, que o tratamento da trombose não pare. Os pacientes precisam seguir as recomendações médicas, inclusive no que diz respeito à terapia de compressão graduada, que estimula o fluxo sanguíneo e evita a formação desses coágulos”, diz.