Os municípios do Espírito Santo começaram nesta segunda-feira (27) a aplicar a vacina bivalente da Pfizer contra a covid-19. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, nesta primeira etapa, 320.891 pessoas que pertencem aos grupos prioritários poderão ser imunizados.
Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, 129.600 doses chegaram no último dia 17. A previsão é que o restante das doses chegue ainda esta semana ao Estado.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
Em Vitória, a vacinação com o novo imunizante está sendo feita por meio de agendamento online, porém, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, no momento, não há mais vagas disponíveis e assim que o município receber novas doses da vacina, será aberto um novo agendamento.
Já em Vila Velha, o agendamento segue aberto e ainda há vagas disponíveis no site. Desde a última sexta-feira (24), cerca de 2.500 vagas foram disponibilizadas no agendamento on-line.
Cariacica iniciou nesta segunda (27) a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19. O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.
O agendamento segue aberto no site vacinaeconfia.es.gov.br para a imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Na Serra, doses de reforço com a bivalente, destinada aos públicos-prioritários, que são pessoas de 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos que tenham recebido D2 ou algum reforço ha pelo menos 4 meses podem fazer o agendamento on-line acontece no site da prefeitura.
Saiba quem pode tomar a bivalente
Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra a covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes.
De acordo com a orientação do Governo do Estado, neste primeiro momento serão imunizadas pessoas vivendo em instituição de longa permanência, pessoas com 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos.
No momento da vacinação devem ser apresentados documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde; comprovante de vacinação da última dose recebida; e, quem for imunossuprimido, deverá apresentar laudo médico (emitido a partir de 2019).
Como acontece a vacinação?
Segundo a Sesa, cada município é responsável por abrir os agendamentos para a vacinação. Por isso, é preciso ficar atento ao calendário disponibilizado pela cidade onde cada indivíduo reside.
Grupos que serão contemplados na 1ª fase no ES
GRUPO 1
1. Pessoas com 70 anos e mais (268.839);
2. Pessoas vivendo em instituição de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores (9.873);
3. Imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade (23.582);
4. Indígenas, a partir de 12 anos (10.966);
5. Ribeirinhos, a partir de 12 anos (249);
6. Quilombolas, a partir de 12 anos (7.382).
Calendário previsto para demais grupos
A previsão do calendário definido pelo Ministério da Saúde é que os demais grupos classificados como prioritários receberão a dose bivalente como reforço nas seguintes datas:
– Grupo 2: Pessoas de 60 a 69 anos: 06 de março de 2023;
– Grupo 3: Gestantes e puérperas: 20 de março de 2023;
– Grupo 4: Trabalhadores da saúde: 17 de abril de 2023;
– Grupo 5: Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade (a partir de 12 anos de idade); adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); e funcionários do sistema de privação de liberdade: 17 de abril de 2023.
LEIA TAMBÉM: Barriga indesejada? Culpa pode ser da má postura; saiba o que fazer