A vacinação contra covid-19 com o imunizante Pfizer Bivalente começa na próxima segunda-feira (27) no Espírito Santo e vários municípios já estão disponibilizando o agendamento para os grupos contemplados nessa primeira fase da ação que acontece concomitantemente com a campanha nacional do Ministério da Saúde.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
Em Vitória, as vagas serão abertas nesta sexta-feira (24), a partir das 10 horas. Segundo a secretaria Municipal de Saúde, serão ofertadas 1.180 vagas para idosos com 70 anos ou mais e pessoas com imunossupressão, com 12 anos ou mais, que receberam pelo menos duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19, sendo a última dose há quatro meses ou mais.
LEIA MAIS: Anvisa suspende venda de lotes de camisinhas após falha em testes; confira a lista
O local e o horário para receber a vacina pode ser marcado por meio do link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.
A vacinação estará disponível nas seguintes Unidades de Saúde:
– Jardim Camburi;
– Conquista;
– Maruípe;
– Santo Antônio;
– Forte São João;
– Ilha das Caieiras;
– Ilha de Santa Maria;
– Praia do Suá;
– Jardim da Penha;
– Andorinhas;
– Santa Luíza;
– São Cristóvão;
– Consolação;
– Grande Vitória;
– Jabour;
– Santo André;
– Santa Marta;
– República;
– Do Quadro;
– Maria Ortiz;
– Fonte Grande;
– Alagoano;
– Resistência e na Igreja Batista Evangelica de Jardim da Penha.
Documentação
Documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde; comprovante de vacinação da última dose recebida deverão ser apresentados no momento da vacinação.
Quem for imunossuprimido, deverá apresentar laudo médico (emitido a partir de 2019).
Em Vila Velha, agendamento a partir das 15h desta sexta-feira (24)
Assim como na Capital, em Vila Velha, a vacinação contra covid-19 com o imunizante Pfizer Bivalente será destinada às pessoas acima de 70 anos, imunossuprimidos acima de 12 anos e também o público residente e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI).
A imunização, nesse primeiro momento, acontece por meio de agendamento on-line. Mais de 2.500 vagas serão disponibilizadas nesta sexta, a partir das 15h, no site da prefeitura de Vila Velha, para vacinar de segunda a sexta-feira da próxima semana.
Para se imunizar com a dose bivalente, além de pertencer ao grupo prioritário, a pessoa deve ter concluído, há pelo menos 4 meses, o esquema primário com outro imunizante. No caso dos imunossuprimidos, é obrigatório apresentar o laudo médico no momento da vacinação.
Vagas na Serra já estão abertas
Na Serra, as equipes de imunização da secretaria de Saúde já liberaram novas doses de vacina contra a covid-19, no agendamento on-line que acontece no site da Prefeitura da Serra.
Também estarão disponíveis doses de reforço com a Bivalente, destinada aos públicos-prioritários, que são pessoas de 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos que tenham recebido D2 ou algum reforço ha pelo menos 4 meses.
Quem participar desse agendamento será vacinado na próxima segunda-feira (27) e terça-feira (28), nas Unidades de Saúde do município. É importante apresentar documento pessoal, CPF ou cartão do SUS. No caso da vacinação infantil, também é necessário levar o cartão de vacina da criança.
Para o público-prioritário que poderá receber da Bivalente deverá apresentar laudo médico.
De olho nos prazos:
*1ª dose: pessoas a partir de 06 meses de idade;
*2ª dose: pessoas que receberam a D1 de Pfizer e Covishield há 56 dias, pessoas que receberam a D1 de Coronavac há 28 dias ; crianças que receberam a D1 de Pfizer pediátrica há 56 dias ;Crianças que receberam a D1 de Pfizer Baby (Pfizer pediátrica menor de 05 anos) há 28 dias ;
*3ª dose: crianças que receberam a D2 de Pfizer Baby (Pfizer ped menor de 05 anos) há 56 dias;
*1º Reforço (D3): crianças de 03 até 11 anos – que tenham recebido D2 há 4 meses, pessoas de 12 até 59 anos – que tenham recebido D2 há 4 meses ou que tenham recebido dose única com Janssen há 8 semanas, pessoas com 60 anos de idade ou mais – que tenham recebido D2 há 3 meses ou que tenham recebido dose única com Janssen há 8 semanas;
*2º Reforço (D4): pessoas de 18 a 59 anos – que tenham recebido reforço há pelo menos 4 meses, pessoas de 18 a 59 anos – que tenham recebido dose única com Janssen + reforço (ou segundo reforço) há pelo menos 4 meses, pessoas com 60 anos de idade ou mais – que tenham recebido reforço há pelo menos 3 meses, pessoas com 60 anos de idade ou mais – que tenham recebido dose única com Janssen + reforço (ou segundo reforço) há pelo menos 3 meses
*Reforço Vacina Bivalente: Para grupos prioritários – pessoas de 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos que tenham recebido D2 ou algum reforço ha pelo menos 4 meses
Vacinação sem agendamento neste final de semana
Neste final de semana haverá vacinação sem agendamento na Serra. Neste sábado (25), das 9h às 17 horas, as equipes de imunização estarão no shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras. E, das 8h às 16 horas, na Unidade Regional de Saúde de Jacaraípe.
No domingo (26), a vacinação vai acontecer das 10h às 17 horas, no Montserrat.
Vacinação em Cariacica
Em Cariacica, segundo a secretaria municipal de Saúde, a vacinação na segunda-feira (27) acontece sem agendamento no Shopping Moxuara, das 10 às 18 horas, com a disponibilização de 1.500 doses.
No mesmo dia, às 15h30, será aberto agendamento no site vacinaeconfia.es.gov.br para a imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Público-alvo
Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra a covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes.
De acordo com a orientação do Governo do Estado, neste primeiro momento serão imunizadas pessoas vivendo em instituição de longa permanência, pessoas com 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos.
No momento da vacinação devem ser apresentados documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde; comprovante de vacinação da última dose recebida; e, quem for imunossuprimido, deverá apresentar laudo médico (emitido a partir de 2019).
LEIA TAMBÉM: Vaca louca: o que é e quais os sintomas da doença que foi confirmada no Brasil?