Nas duas últimas semanas, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Vitória e Cariacica registraram um aumento considerável de pessoas com sintomas gripais em busca de atendimento.
Na Capital, segundo a secretaria municipal de Saúde, as notificações de covid-19 subiram 50% nos dois PAs: São Pedro e Praia do Suá. Diante dos casos, a secretaria disse que ampliou a testagem. O teste rápido pode ser realizado no Tancredão, por meio de agendamento online, no link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.
Desde fevereiro, a Semus reforçou as escalas médicas na rede. Além disso, em janeiro, também foi ampliado o atendimento em seis unidades de saúde. Veja quais:
– Unidades de Saúde da Praia do Suá;
– Conquista/Nova Palestina;
– Maria Ortiz;
– Jardim Camburi;
– Maruípe;
– Santo Antônio.
Os locais funcionam todos os dias da semana, inclusive nos finais de semana e feriados, das 7 às 19 horas.
Para quem não pode ou não tem como sair de casa, existe ainda a consulta por meio do serviço de telemedicina. Ao todo, 13 médicos realizam os atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, por meio do canal 156.
Quando procurar atendimento nas unidades de saúde?
A orientação da secretaria municipal de Saúde de Vitória é que ao apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, tosse, coriza, congestão nasal, dores musculares, distúrbios olfativos ou gustativos, fadiga, vômitos e diarreia o paciente busque atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Quando procurar atendimento nos prontos atendimentos?
Já os pacientes que apresentarem sinais de gravidade, como falta de ar, febre persistente, dor ou pressão no peito ou no abdômen, tontura, confusão mental, sensação de fraqueza ou prostração, mesmo sem febre, vômitos intensos ou persistentes, queimaduras e intoxicações, hemorragias, palpitações, convulsões, por exemplo, devem buscar ajuda médica nos prontos atendimentos
Tempo médio de espera no PA de Alto Lage, em Cariacica chega a 3 horas
Em Cariacica, o número de atendimentos de pessoas com sintomas gripais aumentou quatro vezes mais que o habitual no Pronto Atendimento do Trevo de Alto Lage nas duas últimas semanas.
De acordo com informações da secretaria municipal de Saúde, no atendimento geral, de outros PAs e Unidades Básicas de Saúde, o aumento foi em torno de 315%.
Entre os casos mais registrados estão o de síndromes respiratórias, incluindo asma, bonquiolites, pneumonia, sinusite e gripe. Ainda segundo a pasta, trata-se de patologias que demandam um tempo maior de atendimento pelos pediatras, uma vez que as crianças permanecem em observação por períodos longos recebendo medicação.
A orientação é para quem casos pouco urgentes, como síndromes gripais e queixas de mal-estar, os pacientes procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além disso, a secretaria disse que realiza testagem em todos os serviços de saúde, com testes rápidos com e sem agendamento.
Além do Pronto Atendimento do Trevo de Alto Lage, o município conta também com outros três PAs, que também estão preparados para atender casos de urgência e emergência.
Nesta terça-feira (28), a Secretaria de Saúde de Cariacica informou que o quadro de médicos do PA do Trevo de Alto Lage estava completo durante o dia, com nove clínicos gerais e quatro pediatras. O tempo médio de espera para atendimento é de cerca de 3 horas.