Saúde

Cravos e espinhas após a maquiagem? Saiba como solucionar o problema!

Hábitos simples previnem cravos e espinhas; preparo da pele é importante para melhorar aparência da maquiagem

Foto: Pixabay

Se maquiar para ir a uma festa ou evento já se tornou rotina para milhares de mulheres que se preocupam com a aparência. Contudo, é necessário ter alguns cuidados antes e depois de aplicar a maquiagem na face para manter a qualidade da pele.

Adélia Mendonça, especialista em dermocosméticos, afirma que o preparo da pele é importante para melhorar o aspecto da maquiagem. “Deve começar pela higienização, eliminando impurezas e o excesso da oleosidade. Depois, realizar uma boa hidratação, para impedir que a maquiagem fique craquelada; usar protetor solar para proteger a pele dos efeitos do sol e também o primer para corrigir imperfeições e fazer com que a maquiagem dure por mais tempo”, explica.

Maquiagem é coisa séria!

Caso os procedimentos mencionados acima não forem feitos de forma correta, a pele ficará “suja”, pois os poros estarão obstruídos, e isso pode estimular o surgimento de cravos e espinhas.

Dormir de maquiagem, pode?

De acordo com Adélia Mendonça, não. O efeito é o mesmo de não ter preparado a pele corretamente: haverá a obstrução dos poros e das glândulas sebáceas do rosto, causando o aparecimento de acne.

Cuidado

Para manter a pele renovada e bela, remova toda a maquiagem e higiene o rosto imediatamente para eliminar os produtos. “Finalize com um hidratante e protetor solar”, indica Adélia. Isso porque o filtro solar possui diversas propriedades, entre elas: antipoluição, antiglicação, ação antioxidante e hidratante. Além disso, existem muitas dúvidas sobre a periodicidade que se pode usar maquiagem e a especialista esclarece: “Se manter os devidos cuidados, o uso da maquiagem diária não causa nenhum problema para pele”.