Saúde

Creme contra celulite funciona? Veja dicas para melhorar a sua pele

Mais comum nas mulheres, a celulite é um dos maiores incômodos estéticos. Alguns hábitos podem aliviar a sensação de "casca de laranja" na pele

Foto: Divulgação

Você faz parte do grupo de pessoas que não gosta do aspecto “casca de laranja” na pele? Apesar de não ser uma doença, a celulite provoca incômodos estéticos em muitas pessoas. Há quem recorra a cremes e produtos que prometem milagres para melhorar a pele.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A médica e dermatologista clínica, Nicolly Machado, explica que a lipodistrofia, nome técnica da celulite, é uma espécie de depósito de gordura da pele.

Esteticamente, são como furinhos, ou ainda, um aspecto de “casca de laranja” na pele que pode causar incômodos“, explica.

Segundo a especialista, normalmente, a lipodistrofia ginóide ocorre mais nas mulheres por influência do estrógeno, hormônio feminino responsável por características como o tamanho dos seios e o controle da ovulação, em áreas do corpo em que costuma haver mais gordura.

Mas, afinal, os cremes que prometem reduzir ou acabar com ela realmente funcionam? 

A médica explica que esses produtos atuam para melhorar a aparência da pele e o aspecto de “casca de laranja”. 

Eles ajudam na circulação sanguínea e linfática, a reduzir o inchaço, a melhorar a firmeza da pele e a formação de colágeno na pele, especialmente nos casos de celulite leve que aparece quando se aperta a pele“, disse.

LEIA TAMBÉM: Veja 5 chás que ajudam a eliminar inchaço e gordura com saúde

Nicolly afirma, no entanto, que os cremes não eliminam completamente a celulite, pois agem nas camadas mais superficiais da pele. 

Eles podem ser usados nos casos de celulite mais intensa para complementar o tratamento estético, ultrassom macrofocado, subincisão e esvaziadores de gordura, como bioestimuladores de colágeno injetáveis.

Como escolher o melhor creme para celulite?

A dermatologista explica que os cremes para celulite geralmente possuem cafeína, lipocidina, coenzima Q10 ou centella asiática e podem ser comprados em farmácias ou drogarias.

Eles devem ser usados com orientação do dermatologista ou um profissional especialista em estética, que podem indicar o melhor creme anticelulite de forma individualizada ou até tratamentos estéticos, de acordo com a gravidade de celulite.

LEIA TAMBÉM: “Rivotril natural”: conheça chá que ajuda a controlar a ansiedade e a irritação na TPM

É possível acabar com a celulite para sempre?

Existem diversos tratamentos para celulite que são capazes de evitar o surgimento, como explica a médica. Mas, quem tem celulites mais profundas podem ter dificuldades para eliminá-las totalmente.

Pessoas com celulite grau 1 ou 0 terão mais facilidade para eliminá-la, diferente daqueles que possuem um grau mais elevado. Ou seja, a depender do grau e do estilo de vida que a pessoa tem, é possível controlar o seu aparecimento e não eliminá-la para sempre“, explica.

Veja dicas para eliminar a sensação de “casca de laranja” na pele

A pedido do Folha Vitória, a médica listou algumas dicas que podem ajudar a diminuiu as celulites e a sensação de “casca de laranja” na pele. Confira a seguir:

Pratique atividades físicas

Nenhum tratamento atingirá o máximo de seu potencial se não houver queima de gordura das células e melhora da circulação local. Portanto, independentemente do tratamento dermatológico escolhido, mudança de estilo de vida com dieta saudável e atividade física são imperativos para o tratamento de celulite.

LEIA TAMBÉM: Chás ajudam a melhorar azia e dor no estômago; veja como fazer

Beba bastante água

Consumir água em abundância todos os dias é um hábito com o qual você poderá notar uma mudança considerável nos furinhos e até mesmo nas rugosidades presentes na celulite.

Tenha uma dieta balanceada

Em geral, é preciso cortar excessos no consumo de gorduras e carboidratos simples (açúcar refinado, doces); evitar alimentos fritos, industrializados ou que contenham muito sal. Isso porque esses tipos de alimentos favorecem o acúmulo de líquidos e toxinas, fatores comuns para o surgimento da celulite. Dê preferência a alimentos crus, cozidos e/ou integrais, que produzem menos componentes tóxicos e de fácil digestão.

Chás e sucos ajudam a acabar com a celulite

Chás e sucos também entram na lista de alimentos que, segundo a médica, ajudam a diminuir a celulite. Destacam-se entre os ingredientes para os chás e sucos, o abacaxi, a melancia, o hibisco e o chá verde.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.